ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Atraso de doses adia vacinação de gestantes

Eram esperadas 7 mil doses para retomada da vacinação em gestantes e mulheres que acabaram de dar a luz

Ângela Kempfer | 03/05/2021 09:54
Grávida vacinando na semana passada, no drive-thru do Ayrton Senna. (Foto: Arquivo)
Grávida vacinando na semana passada, no drive-thru do Ayrton Senna. (Foto: Arquivo)

Atraso na chegada de vacinas da Pfizer obrigou a prefeitura de Campo Grande a adiar a retomada da imunização de grávidas e mulheres que acabaram de dar a luz. Agora, esse grupo deve entrar na fila da vacinação só amanhã.

Para os outros públicos a campanha segue normalmente nesta segunda-feira. Hoje, podem se vacinar pessoas com comorbidades a partir dos 50 anos - com a apresentação de laudo que conforme a enfermidade-, e profissionais da assistência social com 45 anos ou mais.

Trabalhadores da educação do ensino básico, que atuam em creches, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA (Educação de Jovens e Adultos) também serão imunizados.

Entra na fila, inclusive, profissionais da saúde com 25 anos ou mais; trabalhadores do transporte coletivo urbano e rodoviário, da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos com 18 ou mais.

Hoje, quase 90 mil doses de vacinas estavam previstas para chegar em Campo Grande, Mas, por enquanto, só desembarcaram 82,5 mil doses de Astrazeneca. Para as 7.020 doses da Pfizer a previsão de chegada é às 23h30.

Divididas em sete caixas de isopor, os imunizantes fabricados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) chegaram pontualmente às 7h30 no Aeroporto Internacional de Campo Grande. O recebimento teve apoio de viaturas da Polícia Federal, que escoltaram os fármacos.

Mortalidade - Segundo o Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, só no ano passado 16 mulheres morreram, este ano o número subiu para 25, sendo 15 óbitos de mães pela covid-19 confirmados.

As 7 mil doses da Pfizer foram separadas exatamente para atender a esse público, de gestantes e puérperas (45 dias após o parto), que somam 4,5 mil mulheres.

Nos siga no Google Notícias