Audiências discutem impactos de projetos no Monte Castelo e no Chácara Cachoeira
Empreendimentos preveem 254 sobrados e edifício residencial de 25 andares
A semana será movimentada na Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) com duas audiências públicas sobre o impacto de vizinhança de grandes empreendimentos previstos para Campo Grande. Os encontros serão abertos à população e começam às 18h, no prédio da agência, na Avenida Calógeras, com entrada pela Rua Dr. Mário Corrêa, no Bairro Glória. As transmissões também estarão disponíveis no YouTube, no canal Educação Ambiental da agência.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Planurb realizará duas audiências públicas esta semana para debater o impacto de novos empreendimentos em Campo Grande. Na terça-feira, será discutido um condomínio horizontal no Monte Castelo com 254 sobrados, previsto para 2027, que poderá abrigar 630 moradores em área de 55 mil metros quadrados. Na quarta-feira, o debate será sobre um edifício de 25 andares na Chácara Cachoeira, com 100 apartamentos. A torre única, com previsão de entrega para 2029, deve empregar 360 trabalhadores durante a construção. As audiências acontecem às 18h na sede da Planurb, com transmissão pelo YouTube.
O primeiro debate acontece nesta terça-feira (18) e trata do condomínio horizontal que deve levar 254 sobrados ao Monte Castelo, na região do Estrela do Sul. O projeto prevê transformar uma área de 55 mil metros quadrados em um conjunto residencial que pode abrigar 630 moradores. A obra só deve começar em 2027, mas a fase de discussão pública é obrigatória para avaliar impactos no tráfego, na infraestrutura, na drenagem e na vizinhança.
- Leia Também
- Condomínio com 440 apês será construído no prolongamento da Ernesto Geisel
- Condomínios de 10 torres serão construídos, um em cada ponta da Av. Nasri Siufi
O empreendimento inclui unidades padronizadas com três quartos, além de piscinas, salão de festas, quadras, praça, pet place e mercadinho. O estudo de impacto aponta arrecadação estimada de R$ 5,7 milhões em impostos quando o condomínio estiver em funcionamento. A audiência deve discutir esse potencial impacto urbano e a capacidade de suporte da região.
Na quarta-feira (19), será a vez do prédio de 25 andares previsto para a Chácara Cachoeira, ao lado do antigo Extra, onde hoje funciona um atacadista. O projeto prevê 100 apartamentos distribuídos em uma torre única, com previsão de até 300 moradores. As obras devem empregar cerca de 360 trabalhadores ao longo dos 42 meses de execução, com entrega prevista para 2029.
Segundo o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança), a torre não deve causar prejuízos significativos de sombra ou ventilação às casas e prédios baixos do entorno. A região é formada principalmente por residências horizontais e por ruas de conexão rápida com as avenidas Joaquim Murtinho e Ricardo Brandão, o que leva o estudo a mapear efeitos no trânsito e na dinâmica urbana.
Os documentos de ambos os empreendimentos estão disponíveis para consulta antecipada na Biblioteca Geógrafa Aparecida Lopes de Oliveira, na sede da Planurb, e também no site oficial.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


