Audiências públicas discutem impactos de usina e expansão de zona urbana
Projetos em debate envolvem incineração de resíduos perigosos, construção de moradias e mudança do uso do solo
Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, a Prefeitura de Campo Grande realizará audiências públicas para discutir importantes projetos de infraestrutura e uso do solo na cidade. As reuniões, promovidas pela Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), abordarão os impactos de um empreendimento de tratamento térmico de resíduos perigosos, o aumento da zona urbana para construção de moradias e a alteração no uso do solo para um novo condomínio.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A primeira audiência, no dia 3, discutirá o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) do projeto de incineração de resíduos perigosos no Polo Empresarial Oeste. O empreendimento da Brilhar Serviços Terceirizados Ltda. prevê a instalação de uma usina de tratamento térmico de resíduos no Núcleo Industrial, o que levanta preocupações sobre os impactos ambientais e na saúde pública.
- Leia Também
- Campo Grande encerra ano com recorde de 41 novos projetos imobiliários
- Audiências discutem impactos de projetos no Monte Castelo e no Chácara Cachoeira
Essa usina será equipada com incineradores de alta capacidade, com a proposta de tratar até 3.000 kg de resíduos por dia. A audiência se concentrará nas implicações do projeto para a poluição do ar e para as áreas residenciais vizinhas, além das medidas de mitigação que o empreendimento adotará.
No dia 4, o debate será sobre o EIV do projeto da Realiza Construtora, que pretende construir 232 unidades habitacionais no bairro Monte Castelo. Localizado entre a Rua Zolá Cícero e a Rua Bento Gonçalves, o empreendimento visa atender à crescente demanda por moradias na região.
A audiência abordará o impacto no tráfego local, o efeito sobre a infraestrutura de serviços como água e esgoto, além das questões de mobilidade que o adensamento populacional trará para o bairro. A participação da comunidade é crucial para entender como o projeto se integrará ao plano urbano e se as necessidades da população serão atendidas.
Por fim, no dia 5, será discutida a proposta de expansão urbana no Veredas das Águas Condomínio Residencial, que busca transformar a área rural em zona urbana para construção de novas moradias. Localizado na ZEU (Zona de Expansão Urbana) Bandeiras, nos fundos do bairro Moreninhas, o empreendimento enfrenta a necessidade de adaptação de infraestrutura básica, como pavimentação, saneamento e transporte público.
A alteração de uso do solo pode impactar diretamente a mobilidade e a capacidade de fornecimento de serviços essenciais, por isso a audiência será uma oportunidade para discutir esses ajustes e garantir que a expansão não sobrecarregue a região.
As audiências acontecerão na sede da Planurb, que fica na Avenida Calógeras, 356, sempre às 18h, com transmissão ao vivo pelo YouTube, permitindo a participação de todos que desejam contribuir para o debate.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.




