ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Aviões militares americanos pousam em Campo Grande para treinamento de guerra

Modelos são versões modificada do Super Hercules e serão usados durante Exercício Conjunto Tápio 2023

Natália Olliver | 19/08/2023 18:21
Aviões americanos no hangar da Base Aérea de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Aviões americanos no hangar da Base Aérea de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

Dois aviões militares americanos pousaram em Campo Grande para treinamento de guerra realizada no Exercício Conjunto Tápio 2023. A ação é feita pela FAB (Força Aérea Brasileira). Os modelos são versões modificadas do Super Hercules, chamadas Boeing C-17 Globemaster III e Lockheed Marin HC-130J Combat King II. Eles são usados para busca e salvamento e podem comportar helicópteros e jatos.

Os aviões pertencem à Guarda Aérea Nacional de Nova York (NY ANG), braço estadual da USAF (Força Aérea dos Estados Unidos), responsável pelo patrulhamento do espaço aéreo do estado americano. A cooperação entre os países no exercício já aconteceu há alguns anos.

O treinamento começou nesta segunda-feira (14) e conta com 30 aeronaves e 13 esquadrões. O evento tradicional é uma atividade coordenada pela Força Aérea, com o objetivo de melhorar, por meio de simulações, as táticas de guerra. As ações acontecem na capital sul-mato-grossense até o dia 1º de setembro.

Ao todo, são 700 militares envolvidos no evento. Entre as máquinas usadas está até um avião de caça A-29 Super Tucano. Além dele, o A1-M, helicópteros H-60 Black Hawk, H-36 Caracal e os vetores E-99 e R-99.

Helicópteros na Base Aérea de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Helicópteros na Base Aérea de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

Evento - Na próxima terça-feira (21), profissionais da aviação poderão comparecer na Base Aérea de Campo Grande, a partir das 14h, para conhecer as aeronaves.

Além da equipe, profissionais da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro também estarão presentes. Na ocasião, será possível tirar dúvidas com o comandante da BACG (Base Aérea de Campo Grande), Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, e ter acesso à área operacional das aeronaves.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias