ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Balões brancos lembram mulheres vítimas de covid e que morreram no parto

A ideia é sensibilizar a população para o número de mortes maternas e de mulheres decorrentes da covid-19

Lucia Morel e Guilherme Correia | 07/03/2021 10:07
Grupo reunido no Parque das Nações. (Foto: Paulo Francis)
Grupo reunido no Parque das Nações. (Foto: Paulo Francis)

Homenagem nesta manhã no Parque das Nações Indígenas lembrou 1.567 mulheres que faleceram entre 2020 e 2021, vítimas de covid-19 e no parto em Mato Grosso do Sul  Balões brancos foram soltos em memória delas. O evento é de parceria entre a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e a Sogomat-Sul (Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de Mato Grosso do Sul).

Segundo a presidente da entidade, Vanessa Chaves Miranda, a ideia é sensibilizar a população para o número de mortes maternas e de mulheres decorrentes da covid-19. Vestidos de branco, quem participou disse também que o momento era para alertar sobre a necessidade de cuidados redobrados na prevenção.

O médico ginecologista Vitor Hugo Kissumoto, por exemplo, afirmou que há necessidade que haja mais rigor nos cuidados e que as mulheres, principalmente, estejam atentas às medidas de prevenção à covid-19 e às orientações do pré-natal.

Voluntária no ato, a advogada Deborah Guimarães Rocha disse que soube da ação por uma amiga e resolveu participar para homenagear as mulheres vítimas. "É um ato para homenageá-las", resumiu.

Momento em que balões são soltos. (Foto: Paulo Francis)
Momento em que balões são soltos. (Foto: Paulo Francis)

Durante março, também haverá outras ações para o mês das mulheres por parte da associação, que planejou o projeto “Com Elas”, que fará lives informativas, que trazem temas de relevância e impacto na saúde das mulheres. Será possível assistir a partir de 15 de março, aqui.

Nos siga no Google Notícias