ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Bombeiros e vigilância sanitária medem temperatura de passageiros no Aeroporto

O controle começou na madrugada desta segunda-feira (30) no Aeroporto Internacional de Campo Grande

Viviane Oliveira | 30/03/2020 08:09
Agente medindo a temperatura de passageiro que acabou de desembarcar no aeroporto (Foto: reprodução/Facebook)
Agente medindo a temperatura de passageiro que acabou de desembarcar no aeroporto (Foto: reprodução/Facebook)

Para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária começaram a triagem e o monitoramento de passageiros no 1º dia do serviço de barreira sanitária instalada no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

O controle começou na madrugada desta segunda-feira (30). Os passageiros foram recepcionados pelas equipes na saída da sala de desembargue, onde foram comunicados sobre o motivo da abordagem. Na sequência, foram encaminhados para a área de triagem e orientados a permanecerem a uma distância mínima de 1,5m um dos outros.

Lá, foram questionados se tinham algum sintoma para a doença e tiveram a temperatura corporal medida com termômetro digital infravermelho. Segundo a Sesau (Secretária Municipal de Saúde), os passageiros sintomáticos e assintomáticos serão separados.

Os casos suspeitos sintomáticos, que possuem sintomas de doenças respiratórias, deverão preencher formulário e um termo de compromisso de apresentação obrigatória ao serviço de saúde, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Veruska Lahdo.

“Essas pessoas terão que ir até uma unidade de saúde o mais rápido possível para passar pela avaliação de um médico e se necessário realizar o exame para Covid-19, além de adotar as medidas de isolamento recomendadas”, disse. Os casos não suspeitos (assintomáticos), mas que tiveram contato com casos suspeito no município ou dentro da aeronave, deverão cumprir isolamento voluntário por sete dias

Quem descumprir o decreto pode ser enquadrado  por infração sanitária, prevista na Lei Federal 6.437/1977, que prevê de advertência à multa. O caso também ser configurado como crime contra a saúde pública, previsto no Código Penal.  Ontem, o cenário era deserto no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Assista, abaixo, ao vídeo.


Nos siga no Google Notícias