A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

04/11/2011 00:10

Até governador participa de treinamento contra incêndio

Paulo Fernandes e Ana Paula Carvalho
Governador André Puccinelli e outros moradores do Champs Elysees recebem treinamento do Corpo de Bombeiros (Foto: Pedro Peralta)Governador André Puccinelli e outros moradores do Champs Elysees recebem treinamento do Corpo de Bombeiros (Foto: Pedro Peralta)
Treinamento de moradores para o caso de incêndio teve início em bairro nobre de Campo Grande (Foto: Pedro Peralta)Treinamento de moradores para o caso de incêndio teve início em bairro nobre de Campo Grande (Foto: Pedro Peralta)

Após a palestra no fim do mês passado em que 400 síndicos receberam orientações de prevenção e proteção contra incêndio e pânico, foi a vez do treinamento chegar aos moradores dos prédios de Campo Grande.

O primeiro edifício a receber o curso foi o Champs Elysees, na rua Euclides da Cunha, entre as ruas Bahia e Rio Grande do Sul, no bairro Jardim dos Estados.

Morador antigo daquele prédio, o governador André Puccinelli assistiu à palestra do Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira com outros 50 condôminos.

“Os síndicos de todos os prédios deveriam receber esse treinamento, principalmente os que trabalham diretamente com os moradores”, afirmou o chefe do Executivo. “Se todos aprenderem um pouco, poderão evitar problemas futuros”, acrescentou.

José Edson Baggio, que mora há 8 meses no prédio, disse que já conhecia bem os equipamentos de segurança, mas fez questão que o filho Gabriel Baggio, de 10 anos, recebesse o treinamento. “Eu aprendi sobre a saída de emergência e o que fazer com extintores”, contou o garoto.

Zelador do prédio há 15 anos, Jorge Pregentino dos Santos, de 43 anos, acredita que as palestras deveriam acontecer sempre. “Os condôminos tem que se interessar. Todos tinham que saber onde é a saída de emergência, mas apenas uma pequena parcela sabe”, disse.

Na palestra desta quinta-feira, o Coronel Joílson de Paula, do Corpo de Bombeiros, explicou como usar os equipamentos, como a escada da saída de emergência. No caso de incêndio, o correto é deixar o lado esquerdo livre para que os bombeiros possam subir.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Ociel Ortiz, a maioria das pessoas não conhece os equipamentos dos prédios.

O mutirão de treinamento contra incêndio e pânico será feito nos prédios até 26 de janeiro. Cerca de 30 oficiais foram capacitados para dar as palestras.

A necessidade de orientação ficou evidenciada após o incêndio no edifício Leonardo da Vinci, no mês passado, quando morreram o publicitário Giovanni Sergio Dolabani Leite, de 24 anos, e a defensora pública Kátia da Silva Soares Barroso, de 37.



Muito bom sr governador, prevenção acima de tudo,agora que tal investir em equipamento eficaz para o atendimento ao incendio propriamente dito? Pois a prevenção falha, assim como caminhões de incëndio, e aquela escada que os bombeiros usam, quantos anos tem e com certeza nao chega a metade de alguns predios da capital, sera preciso uma trajedia tipo Joelma em SP para que algo seja feito...
 
Junior Mascarenhas em 04/11/2011 11:12:10
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions