Bope usa robô e detona granada encontrada por morador em calçada de bairro
O artefato foi manuseado por robô e detonado pelos policiais em área segura
Com roupa apropriada, a equipe do Bope (Batalhão de Operações Especiais) usou robô para manusear e detonar o artefato encontrado na manhã desta terça-feira (31), no cruzamento das ruas Henrique Barbosa com a Iracy Velasquez, na região do Núcleo Habitacional Buriti, em Campo Grande. Assista, acima, ao vídeo.
O pintor Amarildo Arruda de Brito, de 48 anos, encontrou o explosivo e acionou a Polícia Militar. Ele mora há duas quadras do local e por volta das 8h saiu com os filhos para andar de bicicleta. Ao parar no cruzamento, próximo de uma placa de "Pare", o pintor avistou a granada na calçada.
Inicialmente, pensou que o material se tratava de um brinquedo, mas mesmo assim resolveu acionar as forças policiais. “Achei que não era de verdade, porque não se encontra uma granada tão fácil assim”, contou.
Na mesma hora, Amarildo foi orientado pelos policiais a sair de perto do objeto. Militares do Bope cavaram buraco em praça na mesma quadra, na sequência, utilizaram um robô para manusear o objeto e, por fim, fazer a detonação do explosivo em local seguro.
A cena atraiu diversos curiosos, mas os moradores foram orientados a ficar longe do material. Duas ruas ao entorno foram isoladas para a passagem de veículos e pedestres.
Esses materiais são perigosos e a orientação é nunca manuseá-los. Na madrugada de ontem (30), em Araçatuba (SP), um morador teve os dois pés amputados, após se aproximar de um explosivo deixado por criminosos que atacaram agências bancárias na cidade. O rapaz de 25 anos estava em uma bicicleta quando houve a explosão.