ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Pedreiro só vai entregar moedas se Iphan for buscar

Viviane Oliveira | 08/12/2010 16:59
(Foto: Arquivo / João Garrigó)
(Foto: Arquivo / João Garrigó)

O prazo para o pedreiro César Siqueira de Assis, 30 anos, entregar as moedas para o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), acabou no último dia 1 de dezembro, de acordo com ele só irá entregar as moedas se o instituo for buscar em sua residência.

O Iphan conseguiu uma decisão judicial determinando a entrega das moedas em até 5 dias. O valor da multa se o prazo não fosse cumprido é de 500 reais por dia. O prazo já acabou e César não entregou as moedas.

Segundo o pedreiro não tem como levar as moedas, por causa do peso, estimado por ele em 50 kg. "Eu não tenho carro e nem moto, de ônibus não tem como levar. Além do mais é um desaforo não vou ganhar nada e ainda tenho que levar”, disse César.

O pedreiro alega que já acionou o Instituto para entregar as moedas encontradas no quintal de casa. Segundo ele um veículo do Iphan com dois funcionários parou em frente à sua casa, mas ao invés de recolher, os funcionários falaram ao telefone e engataram marcha ré no veículo, sem dar nenhuma explicação.

O instituo informou que nunca foi enviado funcionário para buscar as moedas na residência de César. “A justiça já decidiu ele tem que cumprir agora”, disse André Luiz Rachid, chefe do departamento do Iphan.

“O caso está em âmbito judicial, quem vai decidir agora é a justiça federal”, afirmou.

A história - Assis mora desde 2002 no imóvel simples na saída para Cuiabá. Em julho começou uma obra para construir uma edícula no quintal.

Primeiro, encontrou 15 moedas e depois um balde quebrado e o restante das moedas. Algumas tão antigas que estavam enferrujadas.

Há moedas do Japão, Espanha, Holanda, Inglaterra, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Honduras, França, Portugal, entre outras. Algumas estavam estragadas e ele jogou fora.

O Iphan quer analisar o valor histórico do achado. Se comprovado, as moedas serão requisitadas para fazer parte do arquivo histórico nacional.

Nos siga no Google Notícias