ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Brincadeiras e cidadania marcam ação social no bairro Paulo Coelho Machado

Paula Vitorino | 24/09/2011 11:25

Moradores tiveram acesso a diversos serviços gratuitos

Foram distribuídas 1.200 mudas de arvores de diversas espécies. (Foto: João Garrigó)
Foram distribuídas 1.200 mudas de arvores de diversas espécies. (Foto: João Garrigó)
Crianças pintaram o rosto e participaram de brincadeiras, além de orientações de saúde.
Crianças pintaram o rosto e participaram de brincadeiras, além de orientações de saúde.

Cerca de 5 mil pessoas estão sendo beneficiadas nesta manhã por serviços gratuitos de cidadania, saúde e lazer, na região do bairro Paulo Coelho Machado, em Campo Grande. A ação faz parte do projeto “Transporte e Cidadania”, desenvolvido pelo Sest/Senat em parceria com 44 instituições.

A Escola Municipal professora Ana Lucia de Oliveira é o encontro de todas as atividades oferecidas. Por todos os cantos estão distribuídos os estandes, onde as crianças recebem orientações de saúde brincando e os pais têm acesso a serviços médicos e de cidadania.

A manhã de serviços gratuitos é a única oportunidade que muitos moradores da região têm para ter acesso a atendimentos básicos. Entre os estandes mais procurados estão o de emissão da carteira de identidade, título de eleitor e avaliações médicas.

Para a manicure Raquel de Souza, de 30 anos, a iniciativa vai melhorar a saúde do filho 7 anos, que há vários dias está com uma irritação nos olhos.

“É difícil conseguir marcar consulta no posto de saúde e aqui já vamos ser atendidos em pouco tempo”, explica.

A moradora Joelma Pires, de 29 anos, também vai levar o filho para a avaliação no oftalmologista e aproveitar os outros serviços médicos. “Depois vou passar no dentista, aproveitar para fazer a avaliação”, diz.

Nos estandes da área de saúde a população recebe avaliação médica e encaminhamento médico, com orientações de saúde.

Ainda pensando no bem-estar da população e do meio ambiente, serão distribuídas 1.200 mudas de árvores de diversas espécies. A moradora Lucilene Milanesa, de 39 anos, foi levar o filho de 10 anos, que estuda no local e participa do projeto Escola Viva, para tocar flauta e aproveitou para pegar uma árvore medicinal.

“A folha dessa árvore é boa para problemas respiratórios, vou plantar na minha casa”, afirma.

A diretora do Sest/Senat, Andreia Castanheiro, explica que o bairro foi escolhido para a ação deste sábado por ser uma região com grande número de moradores e com dificuldades para o acesso a alguns serviços de primeira necessidade.

“Nosso objetivo é levar qualidade de vida para essa população. A família toda pode vir e aproveitar os serviços”, diz.

O projeto Transporte e Cidadania foi dividido em três etapas neste ano, esta foi a segunda. A terceira parte será no dia 26 de novembro, no Parque Ayrton Senna. Serão oferecidos atividades esportivas durante todo o dia.

Nos siga no Google Notícias