A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

12/12/2017 23:55

Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola

Nyelder Rodrigues

Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu nesta terça-feira (12) a entrega de 40 brinquedos pedagógicos, confeccionados por detentos, para 35 alunos da Escola do Campo José do Patrocínio.

Os estudantes são estão em período pré-escolar e no 1º ano do Ensino Fundamental. A entrega contou com a presença da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes Ortelhado, e do diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves.

Produzidos por um grupo de 30 detentos do Presídio de Segurança Máxima da Capital, os bonecos, jogos e carrinhos foram confeccionados em madeira e crochê, e visam estimular o processo de aprendizagem das crianças.

De acordo com a diretora da escola, Milena Patrícia Prado, as peças serão utilizadas pelas professoras de acordo com o projeto pedagógico adotado. "Elas é que irão dar o encaminhamento adequado, mas o importante é que os alunos estão tendo a oportunidade de ter acesso a brinquedos que para muitos seria difícil pelo fato de não morarem na cidade".

Este ano o projeto "Educação Lúdica com Brinquedos Pedagógicos", desenvolvido há dois anos pela Agepen, entregou 200 peças nos Ceinfs da rede municipal. O projeto atende instituições de ensino e projetos sociais.

"É uma parceria que deu certo e precisamos desta união para contemplar nossas unidades. Meu objetivo é continuar com o projeto em 2018, até porque tem todo um cunho social envolvido", destaca Elza Fernandes.

Responsável pelo projeto, o agente penitenciário Vinícius Saraiva de Oliveira disse que entidades e instituições têm contribuído doando material para a produção dos brinquedos.

Além da entrega dos brinquedos, os alunos e a comunidade escolar também puderam conferir a mostra cultural organizada pelos alunos, com foco nos trabalhos e projetos pedagógicos desenvolvidos durante o ano na unidade.

Um dos destaques foi a produção, pelos próprios alunos, de sabão caseiro. Também foram apresentados os trabalhos de produção de textos e sobre culinária regional, além da distribuição de mudas.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions