ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola

Nyelder Rodrigues | 12/12/2017 23:55

Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu nesta terça-feira (12) a entrega de 40 brinquedos pedagógicos, confeccionados por detentos, para 35 alunos da Escola do Campo José do Patrocínio.

Os estudantes são estão em período pré-escolar e no 1º ano do Ensino Fundamental. A entrega contou com a presença da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes Ortelhado, e do diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves.

Produzidos por um grupo de 30 detentos do Presídio de Segurança Máxima da Capital, os bonecos, jogos e carrinhos foram confeccionados em madeira e crochê, e visam estimular o processo de aprendizagem das crianças.

De acordo com a diretora da escola, Milena Patrícia Prado, as peças serão utilizadas pelas professoras de acordo com o projeto pedagógico adotado. "Elas é que irão dar o encaminhamento adequado, mas o importante é que os alunos estão tendo a oportunidade de ter acesso a brinquedos que para muitos seria difícil pelo fato de não morarem na cidade".

Este ano o projeto "Educação Lúdica com Brinquedos Pedagógicos", desenvolvido há dois anos pela Agepen, entregou 200 peças nos Ceinfs da rede municipal. O projeto atende instituições de ensino e projetos sociais.

"É uma parceria que deu certo e precisamos desta união para contemplar nossas unidades. Meu objetivo é continuar com o projeto em 2018, até porque tem todo um cunho social envolvido", destaca Elza Fernandes.

Responsável pelo projeto, o agente penitenciário Vinícius Saraiva de Oliveira disse que entidades e instituições têm contribuído doando material para a produção dos brinquedos.

Além da entrega dos brinquedos, os alunos e a comunidade escolar também puderam conferir a mostra cultural organizada pelos alunos, com foco nos trabalhos e projetos pedagógicos desenvolvidos durante o ano na unidade.

Um dos destaques foi a produção, pelos próprios alunos, de sabão caseiro. Também foram apresentados os trabalhos de produção de textos e sobre culinária regional, além da distribuição de mudas.

Nos siga no Google Notícias