A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

13/03/2014 17:54

Cade pode investigar White Martins por monopólio do gás na Capital

Zana Zaidan

Além do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) – órgão antitruste do governo federal - também deve investigar a prática de cartel pela White Martins no mercado de gás industrial de Campo Grande.

O Conselho recebeu representação das outras cinco empresas que, junto com a White Martins, atuam no setor na Capital, e o trabalho do órgão está em fase inicial. A Superintendência-Geral do Cade analisa a consistência das alegações e se a matéria “é de competência da autoridade de defesa da concorrência”.

Preenchidos estes requisitos, o Cade vai instaurar processo administrativo contra a companhia. No entanto, o procedimento é sigiloso, até que sejam constatados quaisquer indícios de prática irregular de mercado. A assessoria informa, ainda, que não há prazo legal para conclusão da análise da representação.

Condenação – Em 2010, a White Martins foi apontada pelo Cade como líder do chamado “cartel do oxigênio” e foi multada em R$ 2,219 bilhões. O alto valor foi aplicado porque a companhia é reincidente na prática, e já havia sido condenada em 1997.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions