ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Calor perto dos 40 graus incomoda e provoca mal estar

Gabriel Neris e Nadyenka Castro | 29/10/2012 16:02
Tereré e a calçada de casa tornaram as armas de família para enfrentar calor (Foto: Minamar Júnior)
Tereré e a calçada de casa tornaram as armas de família para enfrentar calor (Foto: Minamar Júnior)

A temperatura elevada tem incomodado e preocupado os campo-grandenses. O sol forte, aliado ao tempo seco, fez com que as pessoas procurassem os postos de saúde.

A dona de casa Jucilene Aparecida da Silva, 34 anos, reclama do calor desde domingo, quando a pressão dela subiu e uma das mãos chegou a ficar dormente. “Me sinto mal, o jeito é tomar água e banho”, conta.

Ela diz que foi procurar atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário preocupada se os sintomas poderiam se agravar.

Priscila Rocha, 27, operadora de caixa, relata que o calor causou muita tontura hoje. “Foi do nada, tinha acabado de sair do sol e comecei a me sentir mal”. A mulher também reclama de dores de cabeça e excesso de suor.

O comerciante Adão Rodrigues de Souza, 68, vende garapa em frente à UPA do bairro Universitário. O senhor, que instalou a máquina de moer cana na sombra, conta que já vu muitas pessoas chegarem ao local passando mal por causa do calor.

“Quando elas veem a sombra da árvore, põem a mão para o céu por causa da árvore”, diz. Mesmo na sombra, o comerciante também reclama da alta temperatura. “Está muito quente”.

Refresco – Para tentar aliviar o calor, uma família da Vila Progresso senta todos os dias na calçada da própria residência. Dentro de casa não fica ninguém.

As crianças de dois anos e outra recém-nascida recebem atenção especial. A dona de casa Agnes dos Anjos, 34 anos, conta que a sombra é o melhor lugar para ficar. Roupas leves, suco e o tradicional tereré são algumas das alternativas para fugir do calor. “Com as crianças o cuidado é redobrado, precisam de atenção”, diz.

“A melhor coisa para refrescar é água, muita água”, complementa.

Vendedor de garapa conta que já viu várias pessoas reclamarem do calor em frente à UPA (Foto: Minamar Júnior)
Vendedor de garapa conta que já viu várias pessoas reclamarem do calor em frente à UPA (Foto: Minamar Júnior)

O pai da dona de casa, Juscelino dos Anjos, 60, aposentado, é hipertenso e reclama que quando está calor, como hoje, se sente mal e gera crise de ansiedade. “Quando está frio não tenho nada disso”.

Amigo da família, Fernando Barbieri, 31, relata que quando está na própria residência prefere dormir no chão e de preferência com a residência aberta para arejar. “É muito quente”.

Orientação – O otorrinolaringologista Renato Lúcio Martins dá dicas para as pessoas enfrentarem o calor. A primeira observação feita pelo médico é a hidratação. “Ingerir muito líquido. Não se furtar de água. A quantidade? Até o xixi sair clarinho”, explica.

O médico afirma que as vasilhas de água no quarto e também os vaporizadores são eficientes e ajudam a amenizar.

Outra orientação é evitar fazer atividades físicas, até mesmo nos horários que o sol não está exposto por conta da umidade relativa do ar.

“A alimentação também tem que ser mais leve para facilitar a digestão e evitar alimentos gordurosos”, explica.

Nos siga no Google Notícias