ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, DOMINGO  01    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

Inscrições para especialização em crimes ambientais terminam amanhã

Curso gratuito oferece 225 vagas para profissionais da segurança pública em todo o país

Por Inara Silva | 31/01/2026 20:40
Inscrições para especialização em crimes ambientais terminam amanhã
Fachada do bloco C da Universidade Federal da Grande Dourados. (Foto: Divulgação)

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está com inscrições abertas para a 3ª edição da Especialização em Enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção dos Povos Indígenas, com início das aulas previsto para abril de 2026. O prazo para se candidatar termina amanhã, dia 1º de fevereiro, e o processo é gratuito, sem cobrança de taxa de inscrição ou mensalidades.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) encerra amanhã, 1º de fevereiro, as inscrições para a 3ª edição da Especialização em Enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção dos Povos Indígenas. O curso gratuito oferece 225 vagas, com 20% reservadas para pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência. As aulas, previstas para início em abril de 2026, serão ministradas na modalidade EaD através da plataforma Moodle. A especialização é voltada principalmente para profissionais da segurança pública, com 190 vagas destinadas a policiais militares, bombeiros, policiais civis e outros agentes de segurança.

Com abrangência nacional, o curso integra ações de capacitação continuada voltadas a profissionais da segurança pública. Ao todo, são oferecidas 225 vagas, sendo 20% reservadas a pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo portal da UFGD, no endereço https://sistemas.ufgd.edu.br/scpg-inscricao.

As aulas ocorrerão na modalidade EaD (Educação a Distância), por meio da plataforma AVA Moodle. Os encontros síncronos estão programados para as noites de sexta-feira e para os períodos da manhã e da tarde aos sábados. Já as atividades assíncronas representam 30% da carga horária e serão desenvolvidas ao longo da semana.

Do total de vagas, 190 são destinadas ao Grupo 1, considerado prioritário, contemplando profissionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Técnico-Científica e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com distribuição entre os estados e o Distrito Federal conforme tabela do edital. O Grupo 2 conta com duas vagas para a PRF (Polícia Rodoviária Federal). O Grupo 3 oferece 10 vagas de ampla concorrência, destinadas aos candidatos com maior pontuação no processo seletivo, independentemente do estado de origem. Já o Grupo 4 dispõe de 30 vagas para servidores da Polícia Penal Estadual e Federal.

A especialização tem como foco estimular a reflexão crítica sobre estudos e pesquisas relacionadas aos crimes ambientais e à violência contra os povos indígenas e seus territórios, em diferentes contextos, com ênfase em áreas de fronteira.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail faed.suspecap@ufgd.edu.br ou na página da especialização.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.