ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Câmara veta uso de milhas de viagens oficiais para voos particulares

Medida foi aprovada em 2ª discussão na sessão desta terça-feira e segue para análise da Prefeitura de Campo Grande

Mayara Bueno e Fernanda Palheta | 21/05/2019 13:56
Passageiros no saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo).
Passageiros no saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo).

Os vereadores aprovaram o projeto que prevê destinar as milhas recebidas por políticos ou servidores de Campo Grande, em viagens oficiais com recursos públicos, somente para uso em voos da mesma natureza.

Hoje, segundo a justificativa, os funcionários e agentes públicos que viajam a trabalho, com passagens custeadas pelo Poder Público, ficam com os prêmios de milhagens oferecidos pelas companhias aéreas – dependendo da quantidade da pontuação, dá para emitir um novo bilhete para outro destino.

Segundo o vereador Eduardo Romero (Rede), um dos autores da proposta, o objetivo é que as milhas voltem para a Prefeitura de Campo Grande, para serem utilizadas em outras viagens do município.

O parlamentar citou, por exemplo, quando um atleta precisa fazer viagem para evento esportivo ou um paciente ir em outra cidade para procedimento médico. Nestes casos, se o Executivo municipal não tiver condições de arcar, as milhas poderiam ser uma saída.

“É previsível que haverá redução de custos com passagens aéreas, e a justiça será feita na medida em que a passagem é custeada pelo dinheiro público, ou seja, pelos cidadãos, logo, a benesse de prêmios e vantagens da utilização dessas passagens aéreas, deve ser dirigida para o uso em atividades públicas, e não particulares”.

Ainda de acordo com o projeto, o TCE (Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul), adota a medida que permite a troca de milhas acumuladas em viagens oficiais por novos bilhetes, o que totaliza economia de R$ 29 mil.

Além de Romero, assinam a proposta como autores os vereadores João César Mattogrosso, Wellington de Oliveira e André Salineiro, todos do PSDB. O projeto é autorizativo e, para valer, a Prefeitura de Campo Grande precisa sancionar a medida.

Nos siga no Google Notícias