ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Campanha de conscientização e doação de sangue mobiliza alunos de enfermagem

Renata Volpe Haddad | 21/05/2015 19:10
Acadêmicos de enfermagem se mobilizam para fazer doação de sangue no sábado. (Foto: Divulgação)
Acadêmicos de enfermagem se mobilizam para fazer doação de sangue no sábado. (Foto: Divulgação)

A turma do 7º semestre de enfermagem da faculdade Facsul, em Campo Grande, deixou de lado uma festa do curso, intitulada "dos 300 dias" e criou um evento social para o próximo sábado (23) realizando uma Campanha de Doação de Sangue 300 Dias Enfermagem. O objetivo da turma é conscientizar a população para que façam a doação de sangue, já que é algo que pode salvar vidas e que os hospitais sempre precisam.

De acordo com a acadêmica do curso, Denise Ferreira, todos os 42 alunos da sala já mobilizaram parentes e amigos para a doação. "Vamos nos encontrar no banco de sangue da Santa Casa, mas para nós não é importante a quantidade de pessoas no dia 23, mas queremos que a população reflita na importância que essa atitude tem", comenta.

Denise explica que pelo contato que tem com as diversas áreas de saúde, bolsas de sangue é o que salvam vidas. "O Hemosul está fechado há quase um ano, os estoques sempre estão acabando, a população precisa saber o quanto essa situação é alarmante. Não queremos 50 mil bolsas de sangue porque em 30 dias elas vencem, queremos conscientizar que em 12 minutos, um doador pode ajudar 4 pessoas", ressalta.

Documentação- Para doar sangue é preciso que a pessoa esteja munida de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos, eles devem estar acompanhados pelos pais. A primeira doação pode ser feita somente até 60 anos. 

As vacinas impedem temporariamente a doação. E antes de doar, é preciso que esteja bem alimentado.

Nos siga no Google Notícias