ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Campanha incentiva denúncias para que abusadores de crianças sejam punidos

O mês será dedicado a atividades de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Viviane Oliveira e Leonardo Rocha | 08/05/2018 10:39
Governador Reinaldo Azambuja na campanha do mês dedicado ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes (Foto: Leonardo Rocha)
Governador Reinaldo Azambuja na campanha do mês dedicado ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes (Foto: Leonardo Rocha)

A campanha Maio Laranja, criada para incentivar denúncias para que abusadores de crianças e adolescentes sejam punidos, foi lançada nesta manhã no auditório da Governadoria, no Parque dos Poderes. O mês será dedicado a atividades de combate ao abuso e exploração sexual.

Segundo a coordenadora do projeto, Viviane Vaz, o programa atende vítimas e oferece tratamento psicológico. Atualmente, 28 famílias são atendidas em Campo Grande. O Maio Laranja, mês de combate à violência, foi instituído por lei estadual, aprovada desde dezembro do ano passado, de autoria do deputado estadual Herculano Borges (SD).

"Os números são alarmantes. Mato Grosso do Sul é um dos estados no País que mais tem casos de abusos sexuais contra crianças. “A campanha vai orientar a vítima a denunciar. Os familiares também terão apoio no acolhimento com essas crianças”, afirma o parlamentar.

Ainda conforme Viviane, apenas 10% de crimes dessa natureza são denunciados. “A intenção é fazer orientação na comunidade e nas escolas. Um dos objetivos da campanha é capacitar os professores com palestras para que eles possam identificar alunos que estejam com o comportamento diferente na sala de aula. Não só identificar, mas saber como proceder na abordagem”, disse.

A maioria dos estupros de crianças e adolescentes acontece dentro da casa, envolvendo padrasto, pais, tios, primos. As vezes o familiar até sabe da exploração, mas em alguns casos permite que as vítimas sejam abusadas.

Para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a campanha precisa conscientizar toda a sociedade para que o número de denúncias aumente. Ele lembra que nos casos de estupro e abusos no Estado, 85% são em relação a criança e adolescentes. No entanto, apenas 2% desse público denuncia. "Precisamos virar essa página".

Segundo a delegada da Depca (Delegacia Especializada de Proteção a Criança e Adolescente), Marília de Brito, os familiares devem estar atentos em relação a mudança de comportamento das crianças. Se elas estão mais tristes ou com muito medo. Caso, seja identificado que houve abuso, a família deve procurar a delegacia para fazer a denúncia.

Nos siga no Google Notícias