ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Campanha quer "quebrar preconceito" contra às pessoas com deficiência

Além da conscientização, estão previstas uma série de medidas de inclusão para este público

Leonardo Rocha e Kleber Clajus | 03/09/2018 11:07
Campanha foi lançada na sede da SDHU, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Campanha foi lançada na sede da SDHU, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) lançou nesta manhã (03), a campanha “Setembro Inclusiva”, que tem a intenção de alertar a sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência, além de "quebrar o preconceito” a este público, para que seja incluído na sociedade e tenham acesso adequado aos meios de transporte, prédios públicos e privados.

“No passado o cadeirante tinha que se arrastar para entrar no ônibus, hoje existem condições mais adequadas e até um aplicativo para ajudar as pessoas com deficiência, mas mesmo com uso de tecnologia, ainda falta o respeito”, disse David Marques, titular da Coordenadoria de Apio à Pessoa com Deficiência.

Ele explicou que o desafio é fazer com este público tenha mais participação na sociedade. “Ainda falta respeito em relação a vaga de deficiente no trânsito, e até no espaço para desembarque dos ônibus, o que importa é dar mais visibilidade e inclusão”, explicou Marques.

A campanha divulgou que além de palestras e ações de conscientização, a prefeitura vai promover cursos de cabeleireiros para pessoas com deficiência, além da divulgação do aplicativo (ônibus) para ajudar as pessoas com deficiência visual e de mobilidade, além de intensificar as fiscalizações dos agentes de trânsito, sobre as vagas disponíveis.

Anúncio - Também serão entregues “bengalas verdes” que identificam as pessoas com baixa visão. O presidente do Consórcio Guaicurus, João Resende, também anunciou que com a vida de 20 veículos novos neste mês de setembro, a frota estará toda adaptada para atender as pessoas com deficiência.

Marquinhos também admitiu que o prédio da prefeitura é apenas 40% acessível, mas que existe um esforço para adequar todas as unidades públicas. “Há muito a ser feito, também fica difícil nos prédios alugados, muitas vezes ficamos reféns desta situação”. O evento de lançamento ocorreu na sede da SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos).

Nos siga no Google Notícias