ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Campanha vai vigiar uso das vagas de idosos e deficientes em estacionamentos

Lidiane Kober | 04/09/2014 20:32

Diante de denúncias do mau uso das vagas de idosos e de pessoas com deficiência em estacionamentos de Campo Grande, o MPE (Ministério Público Estadual) vai aproveitar campanha para intensificar a fiscalização em supermercados, estabelecimentos comerciais e órgão públicos. O plano é firmar parceria com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

De acordo com denúncias recebidas pela 67ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, pessoas com deficiências vêm encontrando dificuldades de acessibilidade na cidade. O principal problema está relacionado com vagas em estacionamentos de estabelecimentos comerciais, geralmente ocupadas por pessoas que não têm nos automóveis o selo que permite deixar os veículos no local, enquanto efetuam as compras.

De acordo com o Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, a Acessibilidade é definida como a “condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida".

Para tentar resolver o problema, a Comissão de Promoção à Acessibilidade, do MPE, aproveitará campanha, a ser lançada no próximo dia 11 de setembro, para intensificar a fiscalização e conscientizar sobre às políticas de acessibilidade. Também serão viagiados o uso de vagas especiais no assentos do transporte público e em filas.

O lançamento da campanha acontecerá no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA/MS), na Rua Sebastião Lima, 272, Bairro Monte Líbano, e contará com a presença de vários órgãos e entidades privadas que vêm se empenhando para facilitar a vida de quem necessita de acessibilidade.

Nos siga no Google Notícias