ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Capital está perdendo “estrelas” com luminárias de LED, reclama leitor

Modernização da iluminação pública tirou de avenidas as luminárias com formato de estrela de Pedrossian

Anahi Zurutuza e Clayton Neves | 22/08/2019 11:26
Luminárias retiradas da Avenida Gury Marques (Foto: Paulo Robson de Souza)
Luminárias retiradas da Avenida Gury Marques (Foto: Paulo Robson de Souza)

Com a modernização, Campo Grande está perdendo parte da história. O alerta foi feito pelo professor Paulo Robson de Souza, leitor do Campo Grande News, por meio do canal Direto das Ruas.

A troca das lâmpadas comuns pelas de LED começou há meses. O objetivo, segundo a Prefeitura de Campo Grande, é melhorar a iluminação publicar e gerar economia de energia.

A administração municipal prevê até o final de 2020, 46.250 lâmpadas de LED, que passarão a representar 57% dos 110 mil pontos da iluminação pública da cidade. Atualmente, só 15% (16.500 lâmpadas) da iluminação da capital (com 110 mil pontos) é feita com lâmpadas de LED. Serão investidos R$ 25 milhões na compra das lâmpadas e mais R$ 6 milhões na instalação.

"Estrelas no chão" e a que restou em poste (Foto: Paulo Robson de Souza)
"Estrelas no chão" e a que restou em poste (Foto: Paulo Robson de Souza)

Detalhe que nem todo mundo percebeu é que “estão substituindo centenas de emblemáticas luminárias em forma de estrela”, lembra Paulo.

“Aparentemente, o equipamento está íntegro e funcional, apesar de ter bem mais de 30 anos. O pior é que essas estrelas são a cara de Campo Grande. Uns dizem que representam a estrela amarela da bandeira do Mato Grosso do Sul, outros dizem que essas luminárias, à época, remetiam à marca do histórico governador Pedrossian. Não importa. O que está acontecendo agora é uma descaracterização das nossas grandes avenidas”, afirma o professor que enviou à reportagem fotos de luminárias retiradas da Avenida Gury Marques, próximo ao campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), construído num dos mandatos de Pedro Pedrossian.

O leitor sugere que o sistema elétrico seja trocado para receber a lâmpadas de LED, mas que as luminárias sejam mantidas.

Novas luminárias da Gury Marques; estrela agora na a amarela da bandeira de Mato Grosso do Sul (Foto: Paulo Robson de Souza)
Novas luminárias da Gury Marques; estrela agora na a amarela da bandeira de Mato Grosso do Sul (Foto: Paulo Robson de Souza)

Outro lado – O secretário municipal de Infraestrutura, Rudi Fiorese, explica que não é viável conservar as luminárias em formato de estrela. “A lâmpada comum funciona a base de um reator e de LED com outro tipo”, explicou.

O secretário diz entender a relevância histórica das “estrelas”, mas garante que elas não estão sendo jogada fora. “A estrela era um símbolo do ex-governador, figura histórica, que fez muita coisa pela cidade. Mas, a estrutura também tem vida útil e o último governo do Pedrossian terminou em 94. Elas já estavam na cidade há mais de duas décadas. Se não forem substituídas agora, precisariam ser nos próximos anos”.

Segundo o secretário, as luminárias estão sendo levadas para o pátio da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) e as que tiverem condições de uso, serão restauradas e instaladas em outros pontos da cidade, como praças, por exemplo.

Direto das Ruas - A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

 

Nos siga no Google Notícias