ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Capital tem quatro bairros em situação de alerta para transmissão da dengue

Vila Margarida, Morenhinhas, Taquarussu e Vila Jacy estão com índice de focos de mosquito acima do recomendado

Richelieu de Carlo e Yarima Mecchi | 13/07/2017 09:38
Larvas do mosquito Aedes aegypti encontradas em Campo Grande. (Foto: André Bittar/Arquivo)
Larvas do mosquito Aedes aegypti encontradas em Campo Grande. (Foto: André Bittar/Arquivo)

Campo Grande tem quatro bairros em nível de alerta para proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nestes locais, o índice de infestação está acima de 1%, patamar considerado satisfatório pelo Ministério da Sáude.

Conforme o Liraa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), divulgado na manhã desta quinta-feira (13), os bairros Vila Margarida, Morenhinhas, Taquarussu e Vila Jacy estão nesta situação.

A média do Liraa, levantamento realizado a cada dois meses, apontou que a Capital está com uma média de 0,5% em infestação de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Com o índice atual, levantado na última semana de junho, a Capital está em situação satisfatória em relação à transmissão destas doenças.

Este patamar representa uma queda de 1% em relação ao levantamento realizado no mês de abril, quando ficou em 1,5%, colocando a cidade em situação de alerta.

O Liraa é realizado através de visitas em imóveis nas sete regiões urbanas de Campo Grande – Anhanduizinho, Bandeira, Centro, Imbirussu, Lagoa, Prosa e Mata do Segredo -, por agentes de saúde e controle de endemias.

Conforme o coordenador de Controle de Endemias Vetoriais da Sesau, Eliasze Guimarães, as equipes estão trabalhando para evitar um novo risco de epidemia com previsão de acontecer em 2019, levando-se em conta a média histórica na Capital, em que registra grandes números de proliferação da dengue a cada três anos, o último aconteceu em 2016.

“Estamos monitorando para que não tenhamos epidemia em 2019”, destaca Eliasze Guimarães.

Apesar do nível baixo de infestação, o coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde ressalta que população deve ficar atenta para que no verão, época mais propícia para a proliferação do mosquito por causa das chuvas, não tenha muitos casos de doenças.

Para tanto é necessário evitar acúmulo de água principalmente em pneus, piscinas, baldes e tambores, locais onde mais são encontradas larvas do aedes.

Nos siga no Google Notícias