ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Número de notificações de dengue cai 95% no primeiro semestre de 2017

Redução em relação a 2016 é atribuída à campanha de conscientização, vistoria de equipes e fumacê nos bairros.

Anahi Gurgel | 14/06/2017 18:17
Larvas de dengue encontradas em Campo Grande. Redução de 95% em relação ao ano passado. (Foto: Marcos Ermínio)
Larvas de dengue encontradas em Campo Grande. Redução de 95% em relação ao ano passado. (Foto: Marcos Ermínio)

Nos seis primeiros meses deste ano, os casos notificados de dengue em Campo Grande tiveram redução de 95% em comparação ao mesmo período de 2016.

Conforme relatório da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), divulgado na tarde desta quarta-feira (14), entre janeiro e junho deste ano foram registradas 1.209 notificações. A redução foi de quase 96% dos casos em relação ao ano passado, quando o total foi de 27.610 casos.

O mês de janeiro deste ano foi o que houve maior número de notificações, com 293 registros. No mesmo mês de 2016, a soma chegou a 9.662.

Já o mês de junho do ano passado, foi o que registrou a menor quantidade de casos, com 143 casos. Neste ano, nos 14 primeiros dias do mês, foram apenas 16 casos notificados.

Número de notificações de dengue cai 95% no primeiro semestre de 2017

A significativa queda de casos é atribuída, segundo a Sesu, ao trabalho de conscientização, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypt realizado desde o início do ano.

"Apesar dos números serem extremamente positivos, é preciso que a população continue vigilante e faça a sua parte, mantendo quintais e terrenos limpos e evitando o acumulo de materiais e objetos que possam servir de criadouros para o mosquito", explicou o coordenador de Controle de Endemias Vetoriais, Eliasze Guimarães.

Acompanhamento - Diariamente, a Sesau mantém três equipes da coordenadoria com seis carros de fumacê em cada uma das sete regiões de Campo Grande. 

No fim do dia os agentes entregam um relatório informando quantas casas foram vistoriadas e o trabalho que foi feito em cada uma delas.

Os dados informados ajudam compõem o LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) e ajudam a secretaria formar estratégias de combate ao Aedes aegypti.

Nos siga no Google Notícias