ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Capital terá residencial para trabalhadores do núcleo industrial

Empreendimento vai ser discutido em audiência pública no dia 24 de maio. Residencial prevê 5.870 casas cercadas pelo córrego Imbirussu e APP com investimento de R$ 30 milhões

Izabela Sanchez | 30/04/2019 11:10
Área onde loteamento será construído o loteamento (Foto: Reprodução)
Área onde loteamento será construído o loteamento (Foto: Reprodução)

A região do núcleo industrial, cercado pelo córrego Imbirussu e por uma APP (Área de Preservação) deve ganhar um novo “bairro” em 2028. O novo residencial, loteamento Fazenda Palmeira, terá 246 hectares, 5.870 casas, investimento de R$ 30 milhões e será discutido em audiência pública da Prefeitura.

As casas serão voltadas aos trabalhadores da indústria, segundo o relatório de impactos ambientais elaborado pela Costa Engenharia. O empreendimento é da Hedge Loteamentos e será discutido em audiência no auditório da Planurb (Agência Municipal de Melo Ambiente e Planejamento Urbano) dia 24 de maio, às 18h.

O loteamento tem fins sociais, de acordo com o projeto, e parte da área foi doada para a Emha (Agência Municipal de Habitação) para o programa Minha Casa, Minha Vida. Junto às casas, o projeto também prevê a instalação de equipamentos urbanos, como abastecimento de água, esgotamento sanitário e iluminação pública.

“Sabe-se que boa parte dos empregados das indústrias do bairro núcleo industrial não residem neste bairro, justamente pelo fato de tratar-se de uma área industrial, com escassa possibilidade de moradia. Assim, a existência de um loteamento particular, com a finalidade social de promover moradia aos trabalhadores do núcleo industrial do município de Campo Grande, contribuiria para o conforto e bem-estar desse grupo social”, afirma o relatório.

Poluição – O Córrego Imbirussu e a APP estão localizado ao sul de onde o loteamento será construído e as águas recebem efluentes industriais. Sedimentado, o córrego tem diversos processos de erosão, com solo exposto e sem vegetação, além de apresentar poluição. Na elaboração do relatório, o engenheiro ambiental também notou um “odor” porque o córrego tem sido alvo de deposição de esgoto e descarte de materiais.

A mata ciliar também está prejudicada pela poluição e pelo assoreamento. “As árvores nativas estão sofrendo com a ação da má conservação e poluição dessa Área de Proteção Ambiental, assim como o barranco do córrego. Caso não sejam tomadas as devidas providências emergenciais, há o risco de ocorrer um deslizamento do barranco de terra e consequentemente mudar o curso deste córrego ou até mesmo interromper a vazão da água criando uma problemática ainda maior ao meio ambiente”, diz o documento.

Pelo mapa é possível observar a região do núcleo e da mata que cercam a área do loteamento (Foto: Reprodução)
Pelo mapa é possível observar a região do núcleo e da mata que cercam a área do loteamento (Foto: Reprodução)

Outra questão apontada é sobre o cheiro das atividades industriais, levado até o local pela direção dos ventos. “Esse odor característico é resultante do processo produtivo das indústrias instaladas no bairro mencionado, e se propaga para toda a região de entorno através do ar, podendo ser levado a grandes distâncias por ação dos ventos”.

Para sanar o problema, a intenção, segundo a empresa, é plantar mudas de eucalipto da espécie Corymbia citriodora, ao longo do limite leste da área do loteamento. “O plantio das mudas de eucalipto funciona como espécie de cortina-arbórea de absorção de odores, uma vez que a planta escolhida é muito aromática, sendo assim capaz de suavizar o odor proveniente da área industrial, e também devido ao porte da espécie, que por ser muito alta, é capaz de dispersar as correntes de vento mais altas”, explica o relatório.

As recomendações do relatório são para os “impactos negativos” da implantação da infraestrutura urbana . Recompor a mata nativa da APP, evitar a degradação do córrego e avaliar a qualidade da água são orientações.

Representante legal da Hedge, Rubens Filinto da Silva afirma que as obras começam no próximo ano e levam 8 anos para ficarem prontas. Ele afirma que o empreendimento segue o que estabelece a revisão do Plano Diretor para infraestrutura das periferias e preenchimento de vazios urbanos.

“O que acontece em Campo Grande? A gente tem pouca infraestrutura nas regiões de periferias. Um problema que Campo Grande tem é que o emprego está longe do empregado, o cidadão mora na periferia e tem que deslocar para chegar numa região como o Indubrasil, leva 2h, que é um centro onde tem dois núcleos empresariais. Então o novo plano diretor traz no seu raciocínio que você tenha mobilidade, diminua esse deslocamento, onde tem empresa tem que ter moradia, por isso que estamos fazendo, porque tem muito emprego e pouca moradia”, afirma.

Sobre a preservação ambiental, disse que a APP “está sendo toda preservada” e afirma que já foram plantados 15 mil mudas de eucalipto no entorno. “Queremos implantar mais 15 mil, o vento é no sentido contrário, então lá está em um local protegido do vento, e ele leva o mau cheiro para outro lado”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias