ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Cardiologistas orientam população sobre o uso e benefícios dos marca-passos

Flávia Lima | 23/09/2015 09:42
Até às 10 horas atendimento será no Belmar Fidalgo e à tarde no Comper Jardim dos Estados. (Foto:Marcos Ermínio)
Até às 10 horas atendimento será no Belmar Fidalgo e à tarde no Comper Jardim dos Estados. (Foto:Marcos Ermínio)

Em comemoração ao Dia do Portador de Marca-Passo, médicos cardiologistas e técnicos especializados que prestam assessoria sobre o dispositivo estarão realizando abordagens informativas sobre o aparelho em dois pontos da Capital. Agora pela manhã, até às 10 horas, os profissionais estão no Belmar Fidalgo distribuindo cartilhas e orientando a população sobre o uso do aparelho.

Atualmente 300 mil pessoas utilizam o dispositivo no Brasil e, de 2000 até 2012, cerca de três mil no Estado. Segundo o assessor técnico Renato Gama de Oliveira, o objetivo é, além de mostrar os benefícios que o implante de um marco passo leva para a vida do paciente, é também desmistificar algumas lendas que se criaram sobre o dispositivo. “Muitos ainda pensam que o portador do marca-passo não pode utilizar celular nem forno de microondas”, comenta.

Segundo ele, a única restrição é passar pelas portas dos bancos e pelos detectores de metal dos aeroportos, por isso os portadores precisam apresentar um a carteira comprovando o uso do marca-passo, para terem acesso liberado.

Conforme o médico cardiologista Mauro Cosme Gomes Andrade, um dos organizadores das ações, muitas informações sobre o assunto precisam ser passadas e a ideia é atingir o maior número possível de pessoas, além dos pacientes.

Para isso, no período da tarde, a partir das 13 horas, a equipe estará na loja do hipermercado Comper,no Jardim dos Estados, levando as informações também para os clientes e não-portadores. Também haverá aferição de pressão.

Os médicos irão esclarecer informações e garantir mais atenção e suporte para os portadores dos dispositivos cardíacos, que atualmente são classificados em três categorias, que atendem desde pessoas diagnosticadas com arritmia até batimento cardíaco lento. A ação de hoje acontece simultaneamente em 30 cidades brasileiras.

Em Campo Grande, a proposta exigida pelo Deca (Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial) é buscar pessoas com idade mais avançada. O Deca é responsável pela área de implante de marca-passos, cardioversores desfibriladores implantáveis e ressincronizadores cardíacos no Brasil e é a referência do Ministério da Saúde para normatização sobre indicações para os dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis.

As normas e portarias que tratam sobre o credenciamento de serviços e autorização de profissionais médicos para implante desses tipos de dispositivos ou próteses, seja via SUS (Sistema Único de Saúde) ou convênios particulares, também foram criadas e desenvolvidas pelo Departamento.

O atendimento ao público no Comper Jardim dos Estados será feito até às 17 horas.

Nos siga no Google Notícias