Carreta oferece exames gratuitos de mamografia: “aqui é muito tranquilo”
A carreta de prevenção ao câncer fica até a próxima sexta-feira, instalada no estaciomento da UPA
Depois de dois anos sem fazer mamografia, a aposentada Janita Almeida de Moura, de 75 anos, aproveitou a manhã desta quarta-feira (21) para realizar o exame, na carreta de prevenção ao câncer do Hospital do Amor, instalada no estacionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Moreninhas, em Campo Grande.
Janita ficou sabendo do mutirão pela televisão e não perdeu tempo. “Cheguei aqui por volta das 7h30, peguei a ficha número 25. Você vai na UBS (Unidade Básica de Saúde), pega o encaminhamento, preenche a ficha e vem para cá. Aqui é muito tranquilo. Teve gente de outros bairros que aproveitou e veio também”, explicou. Segundo a idosa, por causa da pandemia alguns exames de prevenção acabaram ficando para trás. Em razão da covid-19, muita gente tinha medo de sair de casa e ir para o posto de saúde.
A funcionária pública Sirlene de Souza, de 54 anos, foi avisada sobre a ação no grupo de WhatsApp da escola onde trabalha. Ela foi a última a pegar a senha e afirma que não perde ações desse tipo. “Toda vez que tem, eu venho. O último eu fiz no Estádio Jacques da Luz. Aqui é bom, porque se tiver alguma coisa eles já encaminham”, contou.

A manicure Sara Ramos da Silva, de 50 anos, foi ao médico ontem e pediu para ser encaminhada para o Hospital do Câncer. Preocupada com a saúde, ela estava desde 2019 sem fazer o exame. “Foi o médico que me falou da caravana e pediu para eu vir aqui hoje. Com certeza esse tipo de ação ajuda nós que temos a necessidade de se prevenir. É um ato de amor por nós. Se eu fosse ser encaminhada para outro lugar, iria demorar muito, talvez semana ou meses, porque a demanda no SUS (Sistema Único de Saúde) é maior”, comemorou.
A carreta de prevenção ao câncer do Hospital do Amor fica até a próxima sexta-feira (30), instalada no estacionamento da UPA Moreninhas, na Avenida Araticun, oferecendo exames de mamografia a moradores da região. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. São ofertados 60 exames de mamografia por dia, 30 por período. Não é necessário agendamento prévio.
A mamografia é recomendada para todas as mulheres acima dos 40 anos e deve ser feita anualmente para prevenir o câncer de mama, que é o segundo tipo de carcinoma mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele. Identificado em estágios iniciais, o câncer de mama tem percentual de cura elevado. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), casos de câncer de mama são ainda mais comuns e afetam 61,05 a cada 100 mil mulheres.