ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Casal tenta aval da Justiça para descumprir toque de recolher, mas juíza nega

Advogada e veterinário alegaram constrangimento ilegal, mas juíza tem outro entendimento sobre decreto

Anahi Zurutuza | 01/04/2020 18:04
Guardas municipais abordam pessoas na rua no dia 20 de março, o primeiro do toque de recolher em Campo Grande; naquele ocasião, cidadãos só foram orientados (Foto: Kísie Ainoã)
Guardas municipais abordam pessoas na rua no dia 20 de março, o primeiro do toque de recolher em Campo Grande; naquele ocasião, cidadãos só foram orientados (Foto: Kísie Ainoã)

Em ação inédita na Justiça de Campo Grande, casal tentou aval para burlar toque de recolher. O habeas corpus preventivo, contudo, foi negado nesta quarta-feira (1º), pela juíza May Melke Amaral Penteado Siravegna, da 4ª Criminal.

A advogada Ana Laura Nunes da Cunha fez o pedido liminar em favor de si própria e do Francisco Sérgio Muller Ribeiro, veterinário e marido dela, alegando que o decreto nº 14.216/2020, pelo qual o prefeito Marquinhos Trad (PSD) institui toque de recolher, fere o direito constitucional de locomoção, mas conhecido como liberdade de ir e vir.

A magistrada, contudo, entende que diante da pandemia do coronavírus, outra garantia constitucional é mais importante. “Vislumbra-se que medidas restritivas como a limitação do acesso e da circulação de pessoas têm sido tomadas a fim de evitar a propagação do vírus, tudo com fundamento no resguardo do interesse público sobre o particular e demais interesses da coletividade, dentre eles o direito à saúde a ser protegido”.

A magistrada negou o habeas corpus e deu prazo de 24 horas (a partir da notificação) para o prefeito e o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) se manifestarem.

Nos siga no Google Notícias