ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Casos de pneumonia em plena primavera podem esconder falso negativo da covid

Segundo infectologistas, pneumonia não é habitual neste período do ano e número de casos é maior, se comparado a novembro de 2019

Ana Oshiro | 26/11/2020 17:14
Leito do Hospital Evangélico, no dia de entrega de UTIs em agosto de 2021. (Foto: Arquivo)
Leito do Hospital Evangélico, no dia de entrega de UTIs em agosto de 2021. (Foto: Arquivo)

Mesmo em plena primavera, e perto do início do verão, os casos de pneumonia estão crescendo na Capital, o que não é habitual, já que a doença é sazonal e costuma aparecer com mais intensidade durante o inverno. Casos de pneumonia podem esconder falso-negativo de covid-19.

Priscila Alexandrino, médica infectologista, conversou com a reportagem do Campo Grande News e confirmou que tem sentido aumento no casos diagnosticados como pneumonia. "No atendimento diário sinto um aumento de 30%, mais ou menos, em relação a esse mesmo período no ano passado", explica a médica.

Para Mariana Croda, também infectologista, não seriam casos de pneumonia, mas sim de uma síndrome respiratória gripal. De acordo com a médica, essa sim é uma doença comum neste período do ano, já que as pessoas estão relaxando o distanciamento social e assim outros vírus, comuns no verão, passam a circular na cidade.

"Mas seja pneumonia ou síndrome gripal, os casos realmente estão mais frequentes agora em 2020, se compararmos com outubro e novembro de 2019. A covid-19 é o grande confundidor das doenças", comenta Mariana.

Ambas as médicas concordam sobre o isolamento social, independente do resultado final do teste para covid, se a pessoa estiver com sintomas que sejam parecidos com a doença, precisa ficar isolada.

Priscila e Mariana ainda lembram que nenhum teste é 100% eficaz, por isso a importância do isolamento social ao sentir sintomas como dor de garganta, febre, tosse seca, dor de cabeça, e outros que sejam relacionados à covid-19.

Noticações Srag - De acordo com o último boletim divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), 13.767 casos de Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave) foram notificados em todo estado até o momento.

80 casos foram confirmados para influenza, sendo 69 tipo A e 11 casos confirmados para influenza tipo B. Até o dia 21 de novembro de 2020, oito pessoas faleceram por Srag em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias