ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Catadores deverão ter carteirinha para poder entrar no lixão

Gabriel Neris e Helton Verão | 14/01/2013 16:47
Trabalhadores estão em frente ao lixão aguardando autorização para entrar (Foto: Rodrigo Pazinato)
Trabalhadores estão em frente ao lixão aguardando autorização para entrar (Foto: Rodrigo Pazinato)

Os catadores de lixo estão aguardando com ansiedade a reabertura do aterro sanitário de Campo Grande na tarde desta segunda-feira (14). A secretária de Ações Sociais, Thaís Helena, esteve no local, conversou com os trabalhadores, mas não garantiu que o lixão seja aberto hoje. Vai ser feito, primeiro, um cadastro dos catadores.

Thaís Helena disse também que implementará uma carteirinha de identificação permitindo a entrada dos trabalhadores no local. O cadastro deve começar amanhã em frente à cooperativa. Os catadores devem levar documentos pessoais para quem possam trabalhar.

De acordo com o técnico da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) Alcindo de Macedo uma área lateral será utilizada para o despejo de lixo dos caminhões. Os catadores recolherão os materiais recicláveis e a sobra será levada para outra área mais adiante. Segundo o técnico, esta última área não terá a permissão de entrada dos catadores.

“A área não oferece riscos aos catadores e dará segurança com o trabalho das máquinas”, comentou Macedo. Segundo ele, os trabalhadores já estavam trabalhando desta forma antes dos portões do lixão ser fechados.

O pedido de reabertura do lixão foi acatado pela Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande na última sexta-feira (11).

A ação civil pública, movida pela Defensoria Pública, pedia que qualquer catador de materiais recicláveis não fosse mais impedido pela Prefeitura Municipal e pelo Consórcio Solurb de ter acesso ao local, ou qualquer outro aterro sanitário da Capital, até que seja terminada a construção da Usina de Triagem de Resíduos (UTR), localizada em frente ao lixão.

Nos siga no Google Notícias