ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

MPT lamenta decisão judicial que mandou reabrir lixão de Campo Grande

Aline dos Santos | 14/01/2013 09:48
Lixão está fechado desde dezembro do ano passado. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Lixão está fechado desde dezembro do ano passado. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O MPT (Ministério Público do Trabalho) lamentou a decisão judicial que permitiu a entrada de catadores no lixão, fechado em dezembro de 2012. O órgão quer que seja declarada incompetência da Justiça estadual e o processo remetido à Justiça do Trabalho.

Conforme o procurador do trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes, com essa decisão, a justiça acaba ignorando o fato de que embora as pessoas necessitem do lixão, com o trabalho nessas condições, elas estão abrindo mão da sua saúde e da sua dignidade. Ele lembra que uma criança morreu no lixão no fim de 2011.

O pedido para reabrir o lixão, no bairro Dom Antônio Barbosa, partiu da Defensoria Pública, sob alegação de que os trabalhadores perderam a fonte de renda. A usina de triagem, que separa os materiais antes de entrarem no aterro sanitário, funciona de forma improvisada.

A liminar foi concedida pelo juiz Amaury da Silva Kuklinski, e caso a decisão inicial não seja cumprida, a multa diária é de R$ 40 por cada catador impedido de entrar no aterro. O valor será revertido aos próprios catadores. A decisão é válida até a conclusão da unidade de triagem.

Nos siga no Google Notícias