ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

CCZ treina 83 militares para combate à dengue

Nícholas Vasconcelos | 10/12/2012 19:21
Militares vão auxiliar o CCZ no trabalho de combate aos focos do mosquito da dengue. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Militares vão auxiliar o CCZ no trabalho de combate aos focos do mosquito da dengue. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Campo Grande iniciou o treinamento de 83 militares que vão atuar nas ações de combate à dengue na cidade. A parceria com o Exército no combate ao Aedes aegypti também contará com o suporte de oito caminhões e todos atuarão em várias regiões da Capital.

O treinamento é dividido em duas etapas, na primeira etapa, que vai até o dia 15 de janeiro, o trabalho vai ser para a retirada de pneus em áreas abertas da cidade. O ovo do mosquito da dengue pode sobreviver por até um ano fora d’água, por isso, a preocupação das autoridades em acabar com esses focos a céu aberto.

Já a segunda etapa começa na segunda quinzena de janeiro de 2013. Nos dias 16 e 17, os militares passarão por um novo treinamento. Dessa vez, serão capacitados para realizar visitas domiciliares, a partir do dia 18 de janeiro, e conversar com os moradores.

Na Capital, circulam os tipos 1, 2 e 4 da dengue e este último que deixa as autoridades em alerta. “Nós temos um risco muito grande, que é a entrada desse vírus sorotipo 4, que nunca foi diagnosticado em Campo Grande e toda a população esta suscetível a ele. Mesmo quem já teve algum tipo de dengue nos anos anteriores, pode pegar esse novo tipo”, explica Alcides Ferreira, chefe de serviço de Controle de Vetores do CCZ.

O CCZ também conta com a ajuda da população para combater a dengue, eliminando os focos de locais que possam acumular água.

Desde o início do ano, cerca de seis mil casos de dengue foram notificados na Capital. Deste total, menos de oitocentos registros foram confirmados e duas pessoas morreram.

Nos siga no Google Notícias