A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

31/10/2014 18:00

Cemitérios têm programação especial para o Dia de Finados na Capital

Alan Diógenes
Famílias aproveitaram dias que antecedem Dia dos Finados para limpar túmulos. (Foto: Marcos Ermínio)Famílias aproveitaram dias que antecedem Dia dos Finados para limpar túmulos. (Foto: Marcos Ermínio)

Os cemitérios de Campo Grande estão com uma programação especial para receber a população durante todo o final de semana devido ao Dia de Finados, celebrado neste domingo (2). Os cemitérios municipais receberam o trabalho de limpeza por parte dos funcionários da Prefeitura de Campo Grande e os outros terão como parte das atividades missas, procissões e palestras espirituais.

O cemitério Memorial Park conta com uma programação especial. Às 9h haverá uma celebração eucarística e benção especial com o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa. Apresentações musicais como o coral da Polícia Militar e culturais como o ballet da Companhia Mudar fazem parte da programação que se encerra às 17h.

De acordo com as administrações dos cemitérios Santo Amaro, Cruzeiro e Santo Antônio, 60 mil pessoas são esperadas durante o final de semana em cada local. Um sistema computadorizado irá auxiliar as pessoas a encontrarem os jazigos.

O número dos túmulos e as referentes localizações será repassadas pelos funcionários dos cemitérios municipais. Haverá também palestras espirituais ministradas por igrejas voluntárias e distribuição de água para as pessoas.

No cemitério Parque das Primaveras, a expectativa é de que 40 mil pessoas visitem o lugar durante o final de semana. Às 9h haverá culto ecumênico com a Igreja Batista, às 10h com a Federação Espírita, às 14h com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, 15h com a Assembleia de Deus e as 17h finalizando a Igreja Católica.

Sempre que pode Enedina visita túmulo da mãe e do pai. (Foto: Marcos Ermínio)Sempre que pode Enedina visita túmulo da mãe e do pai. (Foto: Marcos Ermínio)

No sábado (1º) a visitação fica aberta das 6h às 17h. No domingo o horário se estende das 6h até as 18h. Não será permitido a circulação de veículos dentro do local, como nos dias comuns. Dois carros serão disponibilizados para transportar as pessoas com dificuldades de locomoção até os jazigos que podem ser identificados na hora ou através do site www.parquedasprimaveras.com.br. No domingo também não haverá velórios no local.

A administração do cemitério Jardim das Palmeiras prevê a visitação de 25 mil pessoas durante o Dia de Finados. Às 9h30 haverá uma missa e as 18h outra missa, benção e procissão com velas pelo cemitério. No cemitério Nacional Parque, localizado no bairro Moreninha, haverá às 8h30 culto, às 10h missa e as 18h outra missa, benção e procissão com velas pelo cemitério.

Lembranças - A aposentada Cristina Barbosa, 51 anos, fez questão de ir fazer a limpeza do túmulo da mãe, pai e irmão. Acompanhada da irmã e do cunhado, ela fez a limpeza da estrutura de tijolos e retirou o mato ao redor. Para ela as pessoas não respeitam mais o Dia de Finados. “Ninguém dá mais valor neste dia, virou comércio”, comentou.

Já a dona de casa Enedina Luiza Batista, 66 anos, não vai limpar o túmulo da mãe e do pai apenas no Dia de Finados, mas em todas as datas comemorativas. “Sempre quando posso venho fazer limpeza e refletir sobre o que eles foram em minha vida”, finalizou.

Sistema computadorizado irá ajudar famílias a encontrarem jazigos de entes queridos falecidos. (Foto: Marcos Ermínio)Sistema computadorizado irá ajudar famílias a encontrarem jazigos de entes queridos falecidos. (Foto: Marcos Ermínio)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions