ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Cercados por alto índice de casos, 12 bairros ainda são "ilhas" sem dengue

Mapa aponta que sete bairros de Campo Grande começaram o ano com número de notificação de dengue muito alta

Fernanda Palheta e Daielle Errobidarte | 23/01/2020 13:06
Jardim Batistão é o único com zero notificação na região sul e oeste da Capital (Foto: Silas Lima)
Jardim Batistão é o único com zero notificação na região sul e oeste da Capital (Foto: Silas Lima)

Mesmo cercados por lugares com alto índice de notificação de dengue, como Portal Caiobá, Tijuca, Aero Rancho e Centenário, o Jardim Batistão, na região sul de Campo Grande, começou o ano de 2020 na lista de bairros sem nenhum caso registrado da doença. É uma das "ilhas" ainda fora da curva em tempos de risco epidemia.

De acordo com o mapeamento, com dados epidemiológicos da primeira semana de janeiro, outros 12 bairros na região central e norte não tiveram registros da doença nos primeiros sete dias do mês, entre eles Monte Líbado, Chácara Cachoeira, Monte Castelo e Estrela Dalva.

O pequeno bairro que fica a cerca de 10 quilômetros de distância do Centro, tem casas em construção e imóveis fechados. Mas apesar dos fatores que podem dificultar a vistoria e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, quem mora na região assegura que a fiscalização é periódica.

A vendedora Mariluce Chaves, de 50 anos, mora no bairro há 10 anos e nunca pegou dengue neste período. A única vez que teve a doença foi antes de se mudar, quando ainda morava no Bairro Coophavilla.

Mapa e notificações da Secretaria de Saúde de Campo Grande mostra bairros (azul claro) com notificação zero.
Mapa e notificações da Secretaria de Saúde de Campo Grande mostra bairros (azul claro) com notificação zero.

"Tenho medo quando tem algum surto da doença porque a última vez que tive, há mais de 10 anos foi muito forte e foi em uma época que não tinha a obrigatoriedade de ir para o posto fazer o acompanhamento", lembra.

Ela ainda conta que assim como ela, os familiares como esposo e filhos já tiveram dengue, mas em nenhum dos casos pegou a doença no Jardim Batistão. "Nunca ouvi falar de algum vizinho ou conhecido que teve dengue aqui no bairro", aponta.

O borracheiro, Cristian Lucas Lopes, de 22 anos, trabalha e mora no bairro há dois anos e quatro meses e também elogia o combate ao mosquito na região. "Os agentes de endemias passam regularmente aqui: toda semana, certinho", afirma. "Se a gente deixa sujo, ainda tomamos um ralo", brinca.

Por trabalhar em um ambiente que facilita a proliferação do mosquito, a preocupação é dobrada. Ele explica que os pneus que não têm mais utilidade recolhidos toda semana por uma pessoa que levam a matéria para reciclagem. Somente nesta semana, ele comprova que foram retirados 46 pneus da borracharia.

Já o comerciante Paulo Lopes, de 34 anos, mora no Leblon e trabalha no Jardim Batistão. Ele conta que ficou sabendo possibilidade da doença. Segundo o comerciante, a mulher que mora no mesmo terreno da loja está com suspeita de dengue.

Ele reclama da sujeira acumulada no terreno. "Tenho a loja há um ano e no fundo do terreno tem uma casa e uma garagem. Antes morava uma senhora, depois que ela se mudou o terreno ficou fechado por dois meses e agora tem essa família", contou.

Ele explica que o trabalho de vistoria é constante na região, mas nem sempre é feito no terreno porque muitas vezes está fechado e sem ninguém em casa. Segundo levantamento da Prefeitura os agentes de endemia não conseguem ter acesso a cerca de 20% dos imóveis fechados e 80% dos focos ficam em residências.

Vendedora Mariluce Chaves, de 50 anos, mora no bairro há 10 anos (Foto: Silas Lima)
Vendedora Mariluce Chaves, de 50 anos, mora no bairro há 10 anos (Foto: Silas Lima)

Alto índice - O mapa ainda aponta que sete bairros de Campo Grande começaram o ano com número de notificação de dengue muito alta. Entre eles o bairro Nova Campo Grande, onde foi registrada a primeira morte por dengue em Campo Grande.

Boletim - Nos primeiro 21 dias de janeiro, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Sesau (Secretária Municipal de Saúde Pública), 974 casos de dengue foram registrados.

Nos siga no Google Notícias