A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

30/04/2011 11:55

Chuva amplia cratera no bairro Nova Lima e moradores temem perder casa

Marta Ferreira

A chuva que começou a cair ontem à noite e avançou até a madrugada em Campo Grande fez aumentar os problemas provocados por uma cratera aberta desdes os temporais de fevereiro e março na rua Marques de Herval, no bairro Nova Lima, em Campo Grande. O buraco já alcança metade da pista e chegou a derrubar um poste de energia ontem, deixando parte da comunidade sem

abastecimento.

Na mesma proporção que a cratera cresce, aumenta o medo dos vizinhos ao local de ter suas casas engolidas. As moradias não foram interditada nem as obras de recuperação começaram.

Segundo os moradores, houve apenas interdição, pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), e mesmo isso não vem sendo respeitado, pois motoristas, motocicletas e pedestres simplesmente tiram os obstáculos para passar na via, conhecida como “corredor do Nova Lima”.

Perto do perigo-Moradora da casa mais próxima ao buraco, a dona de casa Elza Benitez Gimenez conta que a cada chuva, “desbarranca mais um pedaço”.

Ela reclama da falta de providências e diz que teme perder a casa própria conquistada há 20 anos, quando conseguiu deixar o aluguel.

“É porque não é a casa deles”, acredita. A residência de Elza fica de fundos para a cratera na Marques de Herval.

Cratera levou asfalto e até poste de energia após chuva desta noite no Nova Lima e trouxe mais medo à comunidade. (Foto: João Garrigó)Cratera levou asfalto e até poste de energia após chuva desta noite no Nova Lima e trouxe mais medo à comunidade. (Foto: João Garrigó)

Entre os vizinhos, o clima é de preocupação mesmo para quem não tem o imóvel sob risco. “A situação está bravíssima”, define o pedreiro Sebastiao Alves Gondim Sobrinho, de 49 anos.

Para ele, é grande a possibilidade de a cratera atingir as casas, nas próximas chuvas.

O pedreiro critica a falta de medidas do Poder Público para resolver a situação, mas também condena a atitude de moradores e de pessoas que trafegam pela região, que, segundo relata, insistem em passar pelo local interditado.

“Estamos pedindo socorro, porque a coisa tá ficando muito feia”, afirma outro morador do bairro, o técnico em refrigeração João Baptista, de 53 anos.

Ele teme, além do risco para os imóveis próximos ao buraco, que o tráfego de pessoas, entre elas crianças, pela região, possa provocar algum acidente grave.

“No meu ponto de vista, pelo menos tem que colocar terra e fazer uma barreira para não passar de jeito nenhum”, afirma. “As pessoas pagam seus impostos, lutam pelas suas coias, e depois fica desse jeito”, observa.

Quanto a cratera foi aberta, a prefeitura de Campo Grande anunciou que ali seria um dos pontos prioritários para a recuperação dos estragos da chuva, e que para isso realizas as obras depende de recursos federais.



A verda de é só uma o buraco não surgiu derrepente, deixaram crescer. Agora querem 13 milhões pra poder fechar. É claro se for analisar o risco que ele hoje oferece para a vida e para o patrimonio das famílias da região, essa grana é nada. mas eu me pergunto o que o poder público ficou fazendo, cultivando um buraco até chegar a esta proporção. Isto é uma vergonha!!!!!
 
Edilson Pereira da Silva em 03/05/2011 09:54:32
O prefeito pelo que eu pude ver hoje ja esta tomando providencias.Eu ate cheguei pensar que ele iria demorar para fazer esta obra que não e nada facil,mas aqui estre nós sera que ele vai conseguir completar esta obra.O buraco é enorme e dificil de trabalar.
SERA QUANTO TEMPO ELE VAI GASTAR PARA CONCLUIR ESTA OBRA....
 
Daniel Silvestre em 03/05/2011 01:17:00
O prefeito já foi várias vezes à Brasília! Mesmo quando a situação de emergência não estava decretada. Nesse caso, o prefeito está fazendo o que pode. As pessoas não sabem, mas a presidente não recebe qualquer um, só senadores. Oque os moradores devem fazer é pressionar nossa bancada federal, principalmente os Senadores, para que eles consigam dialogar com a presidente e ter a liberação destes recursos. A prefeitura já tem inclusive os projetos, só faltam os recursos.... A situação é muito perigosa e arriscada para esses moradores, que estes deputados e senadores FAÇAM ALGUMA COISA!
 
Ricardo Gadelha em 02/05/2011 09:49:30
Tem muito tempo q isso vem acontecendo, aos poucos a cratera vinha aumentando e não era feito nada, deixou aumentar ainda mais, e até agora nada. A desculpa é espera de verba federal, e o dinheiro do IPTU q foram pagos em fevereiro, q não foi pouco não.
 
Renato Rieff em 01/05/2011 06:47:49
É não de agora que vem acontecendo esse problema,moro três ruas acima do asfalto, e qdo começa a chuva é sempre a mesma coisa desce água de todos os lados não tem asfalto que aguenta, se não colocar um tipo melhor de canalização, todos nós ficaremos sem nossas casas..
 
Fabiana P.S.Franke em 30/04/2011 06:08:26
O poder publico esta esperando a cratera engolir algumas
casas para tomar providencia
Como os governantes vão a brasilia pedir recurso se o buraco não (ENGOLIU) nen uma casas .
Eles não mora por perto do buraco viven em suas mansães no centro da cidade.
 
Marco Antonio em 30/04/2011 01:44:54
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions