ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Chuva intensa deixou bairros da periferia em situação de calamidade

Alan Diógenes | 13/09/2015 09:13
"Lagoas" são formadas pela água da chuva e moradores não conseguem sair de casa. (Foto: Gerson Walber)
"Lagoas" são formadas pela água da chuva e moradores não conseguem sair de casa. (Foto: Gerson Walber)

As chuvas que superaram o que era previsto pelos meteorologistas para todo o mês de setembro causou transtornos, principalmente, nos bairros mais afastados do Centro de Campo Grande, e que não tem vias asfaltadas. Apesar do sol surgir novamente, as ruas estão intransitáveis por conta da lama e dos buracos que, além do desconforto, oferecem riscos aos moradores e motoristas.

Na Rua dos Pracinhas, Bairro Nova Lima, por exemplo, a lama escorreu com a água da chuva até a Rua Nefe Pael, que é asfaltada. Por lá os condutores precisam invadir a pista contrária para desviar do lamaçal. O risco de acidentes é iminente, principalmente para os motociclistas que podem sofrer deslizamentos e quedas.

A aposentada Marilene Alvarenga, 63 anos, mora há 34 no bairro e disse que quando chove muito o problema sempre é o mesmo. “É sempre assim e quando o barro seca fica uma montanhas se transformam em obstáculos para os motoristas. O jeito era asfaltar todas as ruas do bairro mesmo”, comentou.

Já na Rua Guia Miçu, no Jardim Colúmbia, uma “lagoa” se formou no meio da rua e ninguém consegue passar. Para sair de casa a dona de casa Derci Nascimento do Carmo, 62, coloca sacolinhas de supermercado no pé. “São 19 anos esperando o asfalto e o jeito é fazer assim. O pior é o quintal não para limpo é a gente tem que ficar limpando toda hora”, destacou.

Boeiros entupidos transbordaram. (Foto: Gerson Walber)
Boeiros entupidos transbordaram. (Foto: Gerson Walber)
Ruas sem asfalto causa desconforto aos motoristas. (Foto: Gerson Walber)
Ruas sem asfalto causa desconforto aos motoristas. (Foto: Gerson Walber)

O aposentado José Ferreira do Carmo, 65, tem dificuldade de sair de casa até mesmo com o carro. Ele por diversas vezes ficou atolado na lama. “Deu o que fazer para tirar o carro de dentro da lama. O pior é que a chuva passa, mas a lagoa continua, então o risco de doenças e dengue é inevitável”, comentou.

Mais para frente, na Rua Carabinari o transtorno é dobrado. A lama e os buracos obrigaram os moradores a jogarem entulhos na via para conseguirem sair de casa. “O pessoal joga entulhos para amenizar o problema. Agora até que a rua está boa, antes não passava nem carro, nem moto. Esses dias uma caminhonete passou carregada de telhas e acabou ficando presa. É um descaso total com a população”, finalizou.

Temporada de Chuva - Depois da longa estiagem de agosto, a cidade vive uma estação das águas mais intensa para este mês desde 2001.Em entrevista cedida ao Campo Grande News anteriormente o meteorologista da Anhanguera/Uniderp, Natálio Abrahão Filho, era esperada precipitação de 78,2 mm (milímetros) em setembro.

Contudo a chuva acumulada nos dias 8,9, 10 e hoje totaliza 129,8 mm. Portanto, 65% a mais do que o previsto. O recorde foi na última terça-feira (8), quando o tempo chuvoso deu fim à onda de calor. Na ocasião, a precipitação foi de 79,8 mm. Nesta sexta-feira, já foram registrados 48,6 mm de chuva.

Morador espera por asfalto há 19 anos no Jardim Colúmbia. (Foto: Gerson Walber)
Morador espera por asfalto há 19 anos no Jardim Colúmbia. (Foto: Gerson Walber)
Nos siga no Google Notícias