A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

08/12/2010 17:57

Chuva inunda casas e causa desespero em rua do Coophatrabalho

Fernanda França e Jorge Almoas

Moradores da rua Tiruana sofrem há anos com o problema

Água invadiu a rua causando muitos prejuízos. (Foto: João Garrigó)Água invadiu a rua causando muitos prejuízos. (Foto: João Garrigó)

A forte chuva que caiu hoje em Campo Grande voltou a causar prejuízo e a trazer desespero a moradores da rua Tiruana, no Coophatrabalho, que já convivem há anos com o problema.

Como a via tem a forma de um funil, a água chega com muita violência, principalmente nas casas de números ímpares, onde a queda é maior.

O trecho mais atingido fica entre a rua do Cafezal e a Presidente Café Filho. Toda vez que chove forte como hoje, as casas ficam inundadas e os moradores precisam lidar com a sujeira e o prejuízo que a invasão da água traz.

Aos prantos, dona Maria Elza Vera, de 60 anos, contou que cuida de oito crianças em casa e que “pela graça de Deus” os pais buscaram todas mais cedo. Três delas são bebês de colo.

Com a residência imunda de lama, ela mostrou alguns cômodos vazios, onde os móveis foram destruídos pela água durante outras tempestades. “Nem compensa comprar mais”, lamentou.

Temporal - A última grande tempestade que não sai da memória de dona Elza foi no dia 24 de janeiro. Como sua cama ficou totalmente destruída, ela passou três meses dormindo no chão.

Depois de reconstruir pelo menos quatro vezes seu muro, uma parte dele continua caída na casa.

O vendedor Roberto Aguiar teve de abandonar o serviço para cuidar da casa imunda de lama. Mesmo com uma rampa de 1,20 metro, construída na entrada da residência, a casa foi invadida pela água.

“Hoje a chuva ainda foi de dia, o duro é quando ela pega a gente de surpresa, dormindo”, disse.

Vizinha - Também moradora da rua Tiruana, Mirian Stela Campos, autônoma de 43 anos, montou uma lojinha de roupas na frente da casa. O local ficou completamente inundado.

Dona Maria Elza chora ao ver o prejuízo causado pela chuva. (Foto: João Garrigó)Dona Maria Elza chora ao ver o prejuízo causado pela chuva. (Foto: João Garrigó)
Moradores limpam a sujeira na rua. (Foto: João Garrigó)Moradores limpam a sujeira na rua. (Foto: João Garrigó)

O desespero maior é por conta de vários documentos, como passaportes e visto, que ficaram molhados, sem contar com vários equipamentos eletrônicos e computadores.

“Estou tão desnorteada que nem sei por onde começar a limpar”, comentou.

Moradora de uma casa de número par, mas não menos atingida, dona Francisca Pereira de Lima, de 69 anos, se assustou muito com a chuva, porque estava com crianças em casa.

“Quando começa a fechar o tempo, já sabemos que vamos ter trabalho para limpar toda a sujeira”, reclamou.

Filha de dona Francisca, Maria do Carmo de Lima, 53 anos, disse que já procurou a prefeitura, a Defesa Civil e até a Águas Guariroba para reclamar das inundações, mas não obteve resposta.

Ela conta que não há bocas de lobo suficientes na avenida Presidente Vargas, na região do Colégio Militar, e que por isso a água acaba descendo para a rua Tiruana, que é em formato de funil.

Os moradores gravaram hoje um vídeo amador, mostrando a força da água nesta rua do Coophatrabalho.

Apesar das quatro bocas de lobo na via, a água não para de invadir as casas e causar prejuízos aos moradores. Uma delas chegou a estourar com a chuva de hoje.

Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...
Homem tem corpo queimado em acidente doméstico e morre na Santa Casa
Após dois dias internado, José Loureiro da Cruz, 49 anos, morreu por volta das 6h30 desta sexta-feira (15) na Santa Casa em decorrência de acidente d...


As eleições municipais estão chegando... é a hora de dar o "troco" pra esses oprtunistas eleitoreiros que só aparecem fazendo promessas na época de campanha. pagamos altos impostos e não temos um serviço público de qualidade..não adianta só reclamar.. temos que cobrar, chamar a imprensa,só assim nos faremos ouvir. cadê a associação de moradores?.. isso não é um problema só de um grupo de moradores, devemos pensar que se algo for feito para melhorar um bairro,o benefício será para todos.
 
MARA em 13/12/2010 04:00:00
Pois é. Obras que deveriam ajudar moradores não são feitas, por isso que acontece esse tipo de coisa. Graças a Deus, não foi levada nenhuma vida. Obras que só servem para embelezar a cidade, ... tapar o sol com a peneira! Se o povo não sair e ir para cima das autoridades, nada será feito,... e continuará na mesma coisa, entra ano, sai ano, enra eleição sai eleição. ACORDA POVÃO, VAMOS COBRAR NOSSOS REPRESENTANTES NA CÂMARA MUNICIPAL, ESTÁ NA HORA DE VOCÊ LEITOR, COBRAR E COBRAR MESMO, QUEM VOCÊ ELEGEU E VEM ELEGENDO!... ESTÁ NA HORA DE PROVAR QUE SEU VOTO NÃO FOI JOGADO NO LIXO!
 
Marcelo Max em 09/12/2010 12:40:24
sra. Bruna - filha de D.Maria que teve a casa alagada no dia da chuva.
SAÚDE: Vc expressou a realidade dos orgãos públicos. Não estão nem aí. Apareceu algum representante do povo (vereador) para pelo menos consolá-las? não né e nem vai aparecer por quê? nessa hora eles estão em reunião discutindo os problemas pessoais deles, não é mesmo?
O VOTO: Única ARMA do cidadão contra a incompetencia desses governantes retrogrados. Infelismente o povo não sabe votar, porque continuam elegendo os mesmos de 30 anos ou mais a troco de vinte, cincoenta, ou cem reais, distribuidos através de laranjas. Então não temos nem infraestrutura de saude, educação, segurança, etc. mas continuamos eleger os mesmos veja caso de Dilma, um absurdo, infelismente vox populi vox dei. É necessário urgente aculturar o povo da dignidade de seu voto. UM BOM DIA A TODOS.
 
Gilberto Martins em 09/12/2010 10:31:02
SOU FILHA ADOTIVA DA Dna.MARIA DE 60 ANOS QUE ESTÁ NOS NOTÍCIARIO TENHO 25 ANOS E CONVIVO C/ ESTE CAOS HÁ 21 ANOS...DESDE QUE COMEÇOU A ACONTECER ESTAS ENCHENTES A PREFEITURA ,DEFESA CÍVIL E OUTROS MILHARES ORGÃOS DO GOVERNO E ESTADO DIZEM QUE ALGO VAI MUDAR... PQ VAMOS FAZER ISSO , E TBM VAMOS FAZER AQUILO!
_ MEUS AMIGOS NOSSA LUTA É CLARA ISSO NUNCA VAI MUDAR ,PQ ALÍ NÃO É NENHUM BAIRRO NOBRE COMO OS ALTOS DA AFONSO PENA QUE NO OUTRO DIA ATÉ O NOSSO PREFEITO FOI VER O ESTRAGO COMPADECIDO , DAQUELES QUE GANHAM TÃO BEM QUANTO ELE...CASA DE RICO INUNDADA COMOVE PQ TEM MTA COISA P/ ESTRAGAR AGORA DE POBRE COMO NÓS MORADORES DE BAIRROS PEQUENOS E SEM MTA IMPORTANCIA P/ OS "PODEROSOS" NÃO COMOVE NINGUEM A NÃO SER OS NOSSOS IGUAIS...AFINAL POBRE VIVE DIZENDO Q NUNCA TEM NDA NÉ?! COMO QUE A ENCHENTE VEM E LEVA TUDO??? SIMPLES MEUS AMIGOS : _ QUANDO JUNTAMOS UM $$$ PARA ADQUIRIR ALGUM BEM E VAMOS FELIZES NAS CASAS BAHIA PARCELAR EM MIL PRESTAÇÕES, TRAZEMOS PARA O NOSSO LAR ACHANDO QUE VAI SER A ULTIMA VEZ QUE PERDEMOS P/ CHUVA E P/ O GOVERNO ...MAS NÃO; MAIS UMA VEZ ELES NÃO FIZERAM NENHUMA MELHORIA E QUNDO VC MENOS ESPERA; CHOVE E MTO ...DAÍ A AGUA INVADE A SUA CASA A TORNANDO IMUNDA E VC SIMPLESMENTE VÊ O SEU SALARIO (PQ SOMOS ASSALARIADOS AFINAL SOMOS POBRES E NÃO MORAMOS NA CEÁRA)SUADO DE UM MÊS SER LEVADO PELA CHUVA EM FORMA DOS SEUS BENS... E P/ PIORAR É OBRIGADO A TER QUE PAGAR IPTU POR ISSO QUE ELES CHMAM DE CASA...ESTA Sra.MARIA QUE VEEM AÍ NA REPORTAGEM TEM UMA RENDA BEM MENOR Q MIL REAIS E GANHOU A CSA DO IRMÃO DELA...ELA RECEBE AUXILIO DOENÇA DEVIDO QUSE NÃO TER VISÃO, E OS BONITÕES LÁ DE CIMA , OS PODEROS DA SOCIEDADE ESTÃO COBRANDO DELA ANOS A FIO DE IPTU AMEAÇANDO ATE A PERDER A CASA PQ ELA NÃO EFETUOU ALGUNS ANOS D PAGAMENTO.... SENDO QUE A DEFESA CIVIL ALEGA SER ÁREA DE RISCO O LOCAL E QUE ELA DEVE SER ISENTA DEVIDO OS FATOS E TBM DEVIDO SUA RENDA...
_SE PREPAREM PQ ISSO TUDO QUE VIRAM AÍ VAI SER ESQCIDO ...MAS RELAXEM ANO QUE VEM TEM MAIS!!!!
 
Bruna Patricia S. Vera em 09/12/2010 09:44:57
Entendemos que a reponsabilidade pelo caos que assola os moradores da Tiruana, cada vez que ocorre uma chuva de maior intensidade, seja da Prefeitura. Afinal cabe a ela a aprovação dos Projetos de construção e também a expedição do Habite-se. Lembramos que essas casas foram construídas através de Programas Habitacionais, ou seja os mutuários adquiriram os imóveis já edificados, com o pressuposto de que todos os aspectos relacionados a qualidade e segurança foram observados. O mínimo que se espera e que as autoridades competentes tomem as devidas providências de modo a prevenir tragedia maior. Quem sabe o Ministério Público possa olhar para essas familias e indicar uma solução para o problema.




diante desta evidência, resta a Prefeitura reparar esta falha, resolvendo o problema destas família que a cada ano convivem com este drama. Não é possível que tenham de esperar que aconteça uma tragédia maior, para que possam tomar as providencias devidas
 
ERALDO VERA em 09/12/2010 06:16:21
Ja faz muito tempo q a Coophatrabalho vem sofrendo com esses alagamentos, e ja foi varias vezes divulgados e nada foi feito, espero que as autoridades ou os responsaveis, tenham um pouco de consideraçao com a comunidade que paga seus impostos em dia e nao estao sendo vistas com dignidade, pois devem sim tomar providencias com urgencia pois toda chuva que cai em Campo Grande esses moradores sao prejudicados e nao e tomada nenhuma providencia, sera que algum dia vao olhar com carinho e deixar o lado ser humano agir e ajudar esses moradores que nao querem nada mais que ja que serem ajudados ja que pagam impostos, que apareça uma soluçao para o esgotamento desta agua da chuva que e tao abençoada, e acaba sempre sendo desastrosa, que a populaçao seje atendida, sem mais.....
 
valeria b silva em 08/12/2010 11:04:53
Sou morador da Coophatrabalho e convivo com esse problema também, estamos abandonados, pois somente em época de eleição que esses politicos corruptos apareçem aqui, prometem e com sempre não faz.
Pagamos nossos impostos , somos cidadões de bem, e agora quem paga esse prejuizo, o prefeito, o deputado ou o vereador, isso se existir algum nessa cidade, temos que procurar a justiça e fazer a prefeitura cobrir os prejuizos!!!!!
 
Ismael Thomazelli Junior em 08/12/2010 07:07:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions