Cliente de MS faz BO após ameaças de diretor de famosa plataforma de viagens
Ele conta que teve dados pessoais expostos em grupo com quase mil pessoas
Após sofrer ameaças e ter dados pessoais expostos pelo CEO do Hurb (famosa plataforma de viagens), cliente de Mato Grosso do Sul procurou a Polícia Civil e registrou boletim de ocorrência por injúria e ameaça.
Morador em Campo Grande, o vendedor Miguel Nader Júnior, 32 anos, relatou que comprou pacotes de viagens, mas, diante de problemas, foi direcionado pela plataforma para um grupo de WhatsApp fechado, que reunia 963 participantes.
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Na sequência, o diretor do Hurb, João Ricardo Rangel Mendes, parou de responder sobre os cancelamentos e reembolsos. Porém, o cliente recebeu uma ligação do CEO, que disse que o consumidor era “marica, bundão e mentiroso”.
O diretor prosseguiu dizendo que sabia onde encontrar Miguel, pois tinha o seu endereço e que a “qualquer momento alguém poderia estar batendo na porta de sua residência”.
De acordo com o cliente, João ainda postou no grupo print com seus dados pessoais, para quem quisesse “passar trote” na vítima. O boletim de ocorrência foi registrado na tarde de sexta-feira (dia 21) na Depac do Centro (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), em Campo Grande.
A reportagem teve acesso a áudio da ligação. João repete a palavra “bundão” por várias vezes, diz que nem em sonho o cliente construiria uma empresa como a Hurb, que a viagem ficaria para 30 de fevereiro de 2026 (data inexistente). O homem ainda pergunta a outra pessoa o que o cliente ganhou. A resposta foi que ganhou “uma coisa mole que se botar a mão fica dura”.
Chamada – Ao Campo Grande News, Miguel disse que recebeu a ligação nos primeiros minutos de sexta-feira (dia 21) e tinha o contato de João salvo por já ter falado com ele no passado.
“Ele estava reclamando de eu estar reclamando das coisas que estão acontecendo na Hurb”, diz. O cliente conta que tem quatro pacotes e que precisou remarcar um com destino ao Egito. “Tenho outra viagem para novembro, mas não tenho certeza se será cumprida”.
Após o telefonema, ele conta que o próprio diretor postou os vídeos com a ligação no grupo de WhatsApp, além dos dados pessoais de Miguel: CPF, telefone, e-mail, número de cartão. “No grupo, as pessoas começaram a alertar que eram dados pessoais”, diz Miguel.
Apesar do alerta, João responde que “eh pra quem quiser passar trote” e “sorry, that’s who I am” (desculpa, é assim que eu sou).
De acordo com a coluna Capital, do O Globo, os problemas na plataforma de viagens se avolumaram nos últimos tempos, com a conta de pacotes por entregar e diárias de hotéis atrasados somando R$ 140 milhões. A exposição de dados de clientes é crime e, pela Lei Geral de Proteção de Dados, pode gerar multa de até 2% do faturamento da empresa.
Em nota enviada ao Capital, a Hurb, empresa brasileira que está no mercado há mais de 12 anos, lamentou o ocorrido. "A companhia sempre prezou pela transparência e a relação de confiança que tem com os seus viajantes. Guiada pelo valor primordial de ser uma empresa feita de pessoas para pessoas e pela missão de democratizar viagens através da tecnologia, reforça que continuará colocando seus clientes e stakeholders sempre em primeiro lugar".