ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

No boom de obras das construtoras também sobra dívida

Por Ângela Kempfer e Mylena Fraiha | 16/12/2025 06:00

Boom de obras e dívidas -  Campo Grande segue vivendo um boom de obras e lançamentos imobiliários, mas o crescimento do setor não anda exatamente de mãos dadas com a regularidade fiscal. Levantamento feito a partir do Diogrande revela que construtoras e empresas do ramo imobiliário tem lotado a lista de devedores do município.

Me devendo  - Em apenas um dia de publicação, 26 empresas da construção civil foram notificadas pela Sefaz (Secretaria Municipal da Fazenda) por débitos de ISS e taxas ligadas à atividade. As cobranças ocorreram depois de tentativas sem sucesso de intimação pessoal ou por via postal, o que levou à notificação por meio de edital oficial.

Ônibus não veio – No primeiro dia de greve do transporte coletivo em Campo Grande, até o Diário Oficial demorou a sair. A publicação foi para o site da prefeitura depois das 9h, enquanto o normal é no início da manhã. Os comentários eram de que o encarregado também vai trabalhar de ônibus.

Na lanterninha – O Estado entrou na lista de órgãos do Judiciário brasileiro que serão homenageados nesta terça-feira (16), em Brasília, pelo avanço na adoção da Linguagem Simples, mas na lanterninha. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul conseguiu apenas a 37ª posição entre 40 participantes, figurando no bloco final do ranking nacional.

Por pouco – A certificação é concedida pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que reconhece tribunais e órgãos que conseguem se comunicar de forma clara, direta e acessível com a população. Para receber o selo, era necessário atingir ao menos 210 pontos, de um total de 350. O TJMS ficou com 218.

No boom de obras das construtoras também sobra dívida
Tamanduá morto atropelado em estrada que leva a Bonito (Foto: Arquivo)

Imagem manchada - Com a previsão de início da taxação do turismo em Bonito a partir de 20 de dezembro, o coletivo Observatório Rodovias Seguras para Todos defende que parte dos recursos arrecadados seja destinada a ações de segurança nas estradas de acesso ao município. O problema é o histórico persistente de atropelamentos de fauna, questão que, segundo o grupo, compromete a imagem de Bonito como referência mundial em ecoturismo e conservação da biodiversidade.

Faturando – A UFMS fechou um contrato de R$ 13,5 milhões com a Fapec para cuidar da parte administrativa de cursos de licenciatura em computação. O acordo vai até 2030 e dá uma média de R$ 2,7 milhões por ano, sem licitação, dentro do que a lei permite para fundações de apoio. O dinheiro vem do MEC, e a promessa é formar professores para a educação básica.

Leitura em debate – O tema da redação do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva), da UFMS, realizado neste fim de semana, foi elogiado pelo vereador Ronilço Guerreiro (Podemos). A proposta questionou se é possível fazer com que os brasileiros leiam mais. Conhecido como “vereador dos livros”, ele destacou a importância da leitura na formação pessoal. “Ler transforma pessoas, amplia horizontes e abre caminhos”, afirmou.

Exemplo – Segundo o vereador, ele recebeu ligações de ex-alunos que usaram como referência, na redação, iniciativas como estantes em terminais, Freguesia do Livro, Vanteca e Bike da Leitura, lembradas por estimularem o hábito da leitura em diferentes pontos da cidade. “Eles fizeram questão de citar esses projetos porque a leitura está presente na vida deles”, disse.

Cantata – O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul realiza nesta terça-feira, às 16h, em Campo Grande, a Cantata de Natal, aberta ao público e com entrada gratuita, reunindo o Quinteto Baru e o coral da Orquestra do Sesc Lageado, em uma celebração que marca o encerramento do ano e reforça a integração com a comunidade. A ideia é mostrar como a educação musical e a inclusão social podem transformar realidades.