ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com 109 anos de muita saúde, Angelina terminou sua história como vítima da covid

Filha de 70 anos, Maria Leda é só elogios à mãe, que faleceu no último domingo, sob suspeita de infecção pelo novo coronavírus

Lucia Morel e Aletheya Alves | 25/08/2020 07:00
Angelina com os três filhos. (Foto: Arquivo da Família)
Angelina com os três filhos. (Foto: Arquivo da Família)

“Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. A passagem bíblica do livro de Romanos era frase contínua na boca de Angelina Oliveira Pinto. Em sua fala, a resposta também sempre vinha certeira: “ninguém!”. Aos 109 anos – sim, 109 - o criador a quem ela servia decidiu levá-la, depois de uma pneumonia que pode ter sido causada pela covid-19.

“Minha mãe viveu 109 anos com muita saúde. E nós, dentro das possibilidades que tivemos, cuidamos dela. Ela viveu o que a gente pôde proporcionar e isso nos conforta”, diz a filha Maria Leda Pinto, 70 anos, professora universitária aposentada.

Para ela, a longevidade da mãe decorre não apenas da genética – já que a mãe de dona Angelina morreu aos 104 anos -, mas das atitudes diante da vida. “Ela é de uma época de mulheres muito diligentes, muito fortes, trabalhadeiras, alegres”, sustenta.

Viúva desde os 75 anos de idade, Angelina cuidou dos três filhos que teve fazendo costura e trabalhando com moda. Mesmo com a idade avançada, mantinha atividades no crochê e “com 96 anos minha mãe fez cinco colchas de crochê sem emenda”, relembra Maria Leda, revelando como a Angelina ainda era ativa e esperta.

Vaidosa, Angelina trabalhou toda vida como costureira. (Foto: Arquivo da Família)
Vaidosa, Angelina trabalhou toda vida como costureira. (Foto: Arquivo da Família)

“Ela sempre costurou. Ajudou meu pai a nos criar e ajudou costurando. Era modista, fazia ternos masculinos muito bem feitos. Nós somos de Amambai e muitos noivos de Amambai casaram com ternos que ela fez”, conta a filha.

Maria Leda lembra ainda que Angelina trabalhava também com o tear, lã de ovelha, “sabia fazer uma série de coisas”, como crochê e “isso sem deixar de fazer as coisas de casa”, enfatiza a filha, que ainda ressalta outra qualidade da mãe: a sustentabilidade. “Tudo que tinha em casa, tecidos, roupa, alimentação, ela não deixava desperdiçar nem jogar fora. O que podia, ela reaproveitava”.

Dona de uma saúde muito boa até então, Angelina entrou para as estatísticas oficiais da covid-19 mesmo sem resultado efetivo. Em seu atestado de óbito, a morte pela doença é uma suspeita, e Maria Leda ainda aguarda resposta do exame. “Todos os cuidados que estão no protocolo, nós tomamos aqui em casa”, conta. Maria Leda e a mãe moravam na mesma casa desde que Angelina tinha 83 anos.

Por conta disso, a filha não acredita que o resultado do teste possa dar positivo para covid-19. “Para o médico dela, ela teve uma pneumonia, porque não temos confirmação ainda do que foi”, detalha. Para ela, o fato da mãe já aparecer nas estatísticas oficiais da doença, “é um erro do hospital”.

A filha conta que há duas semanas a mãe apresentou algumas alterações de saúde, com febre e então ela foi submetida a exame que identificou uma infecção bacteriana. “Entramos então com os antibióticos, ela melhorou, mas daí na quinta-feira (20) ela agravou e então internou”.

Levada para o Hospital Regional Rosa Pedrossian, Angelina ficou de quinta a domingo, 23, internada, quando faleceu, por volta das 7 horas. “É uma fatalidade, muito triste”, afirma Maria Leda.

Em abril, durante comemoração, sem festa, do aniversário de 109 anos em plena pandemia. (Foto: Arquivo da Família)
Em abril, durante comemoração, sem festa, do aniversário de 109 anos em plena pandemia. (Foto: Arquivo da Família)

Legado – apesar disso, a filha revela em palavras a admiração pela mãe, que também foi sempre bem-humorada, algo que para Leda, ajudou a mãe a viver mais.

“Ela foi um exemplo de pessoa. Toda vida foi muito forte, dedicada, equilibrada emocionalmente, amorosa, cuidadosa. Ela viveu tanto tempo por não parar, por ser tão bem-humorada”, relata.

Depois de uma vida regada a muito amor e fé, Angelina descansou e nas palavras de Maria Leda, só parou de ter atividades depois da pandemia. “Até os 109 anos ela sempre se alimentou de tudo, tomava pouquíssimos remédios. Até começar a pandemia, fazia fisioterapia, adorava passear e era muito vaidosa”.

Segundo a filha, Angelina, que deixa três filhos, sete netos e seis bisnetos, era “uma avó que agregava as pessoas, as crianças gostavam dela, os netos , os bisnetos. Ela era muito amada”.

Nos siga no Google Notícias