A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

19/07/2011 11:14

Com R$ 14 milhões investidos, novo trecho da Via Morena será entregue no aniversário da cidade

Vinícius Squinelo

Obra liga aeroporto até a Orla Morena, próxima à Vila Planalto. Campo Grande News fez um raio-x da região

Placas indicam que máquinas ainda trabalham para terminar obra na Duque de Caxias.Placas indicam que máquinas ainda trabalham para terminar obra na Duque de Caxias.

Prevista para ser inaugurada durante as comemorações do aniversário de Campo Grande, 26 de Agosto, as obras da Via Morena - que liga o Aeroporto Internacional à Orla Morena, estão em ritmo acelerado.

O Campo Grande News percorreu a região da avenida Duque de Caxias, via que vai compor o novo trecho da Via Morena, seguindo pela rotatória em frente a Escola Estadual Guia Lopes, onde a avenida continua à esquerda em direção ao Hospital do Exército, ligando a Duque de Caxias até a rotatória da Cabeça de Boi.

Nessa etapa, o trecho entre as avenidas Duque de Caxias e Júlio de Castilho vai incorporar a faixa de domínio da antiga rede ferroviária, próximo à Vila Planalto.

O projeto também inclui a reserva da faixa do canteiro central ao transporte coletivo urbano, uma ciclovia, calçada, sinalização horizontal, paisagismo e arborização. Segundo a ordem de serviço, assinada em novembro de 2009, o investimento na área é de R$ 13,946 milhões.

O espaço entre as avenidas Júlio de Castilho e Duque de Caxias já teve as obras finalizadas.

A equipe da prefeitura ainda trabalha, principalmente em frente ao Comando Militar do Oeste (CMO), logo no início da avenida Duque de Caxias, próximo à Praça Newton Cavalcante.

Para quem vai para o aeroporto o trânsito é complicado. Logo após o CMO, os dois sentidos da via ficam concentrados em apenas metade da avenida, devido às obras na direção aeroporto – centro.

Já próximo à Base Área de Campo Grande não existe mais divisão de fluxo dos carros, o que deixa o motorista à vontade para dirigir, em uma via com asfalto novo e de boa qualidade.

O problema é que os motoristas ficam à vontade até demais. Com apenas um sinaleiro entre a Base Aérea e o Aeroporto, os condutores abusam da velocidade.

Uma equipe da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) faz orientação na avenida Duque de Caxias. No pouco tempo que a reportagem esteve com os “amarelinhos”, um condutor foi orientado por entrar na contramão e outro multado por ultrapassar o sinal vermelho.

Além do sinaleiro, placas nos dois sentidos da via foram colocadas indicando a existência de radares, que ainda não foram instalados.

Outro problema é a iluminação noturna da via, ainda deficiente diante da ampliação da avenida. Segundo Rodrigo Aquino, secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, tanto o problema da iluminação, quanto dos radares, será resolvido até a inauguração da obra completa.

Foram instaladas ciclovias e calçadas principalmente no sentido aeroporto – centro. Confira os pontos positivos e negativos do trecho antes da inauguração:

Duque de Caxias já com ciclovia e placa de radar, ainda não instalado.Duque de Caxias já com ciclovia e placa de radar, ainda não instalado.

Asfalto: recém pavimentada, a avenida Duque de Caxias apresenta boas condições, inclusive com três faixas em cada sentido;

Ciclovia: instaladas principalmente na direção aeroporto – centro. Porém, muitas vezes ocupa o mesmo espaço que a calçada. No outro sentido da via, a calçada é de menor comprimento;

Iluminação: fraca no período noturno, principalmente entre o CMO e o Aeroporto. Prefeitura garantiu que problema será resolvido com inauguração da obra, durante comemorações do aniversário da Capital;

Ônibus: os pontos de ônibus foram colocados de forma para que os coletivos não atrapalhem o trânsito na avenida. O problema é que a maioria não possui cobertura para os usuários. Além disso, poucas linhas de ônibus chegam ao aeroporto: duas do centro, duas do Terminal Júlio de Castilho e uma do Terminal Morenão;

Pedestres: problema para atravessar a avenida Duque de Caxias entre o CMO e a Base Aérea, devido ao volume de carros. Apenas um semáforo entre a Base Aérea e o Aeroporto foi instalado, e sem faixa de pedestre;

Praça: enquanto os investimentos na avenida Duque de Caxias mostram resultados, a Praça Newton Cavalcante fica devendo pela falta de cuidados;

Sinalização: apenas um semáforo, e com a maior parte do trecho sem sinalização horizontal. Também existem placas indicando radares que ainda não foram instalados;

Trânsito: entre a Praça Newton Cavalcante (nos encontros das avenidas Tiradentes, Afonso Pena e Duque de Caxias) e a Base Aérea de Campo Grande, o trânsito é lento e complicado. Após a Base Aérea, até o Aeroporto, os motoristas têm a disposição uma avenida larga, e com bom asfalto.

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


Será que a Prefeitura de Campo Grande conhece um objeto chamado "PASSARELA ELEVADA PARA PEDESTRES". É impressionante como Capital que caminha para mais de 1 milhão de habitantes não tenha ums Passarela Elevada sequer. A obra de fato vai ficar muito boa e contribuir pra região, mas a Prefeitura sempre se esquece da segurança dos pedestres, e não venha me falar que faixa de pedestres e semaforo vai resolver a situação...
 
Wendel Lima em 20/07/2011 08:53:52
Via Morena muito legal e bonita,mas a rotatoria que liga a Cândido Mariano e Júlio de Castilho é um Deus nos acuda na hora de pico, alí só vai consertar quando acontecer um acidente grave. Pois todos que passam por esta rotatória lamenta.
 
José Ferreira Rosa em 20/07/2011 08:51:00
Bem grandinha essa avenida, passei por lá ontem, melhorou muito o acesso e o transito no local. Parabens a Campo Grande por mais essa obra. Mas uma pergunta que eu ainda gostaria de saber a resposta: aonde foi o mirante que constava no projeto original da Via Morena?
 
Benedito Carneiro em 20/07/2011 08:44:01
Estou torcendo para que seja realmente sinlizada, porque nenhuma avenida de Campo Grande é sinalizada. O prefeito deveria fazer uma viagem para são Paulo e andar de carro um pouco para aprender como sinalizar uma Cidade. Eu não sou fã de São Paulo mais as rodovias, avenidas e ruas de São Paulo em geral, são bem sinalizada.
 
luiz alves pereira em 20/07/2011 08:33:51
Olha só que curioso: se o asfalto é ruim, o pessoal reclama. Se o asfalto é bom, reclamam que correm demais. Se colocam radar, reclamam que a via ficou lenta... Será que dá ao mesmo para esperar a obra ficar pronta para poder criticar?
 
Milton Toniatti em 20/07/2011 04:32:43
está ficando uma verdadeira porcaria, pois um via que tem que ser via rápita está sendo enfeitada com radares e semáforos; todos resultado da incompetência dos nossos engenheiros de trânsito, em tempo gostaria de lembrar que Campo Grande é a única Capital Brasileira que se coloca semáforos e rotatórias em vias rápidas: AQUI É MUITO DIFICIL FAZER VIADUTOS!!!
 
ronny viegas em 19/07/2011 11:55:09
A obra ficou boa mas ainda tem graves problemas:

1) Os postes de iluminação foram colocados no canteiro central, iluminando a avenida e distantes da ciclovia e das calçadas (na foto com a placa "Radar" dá para que só há postes do outro lado da aveinda). Com isso, pedestres e ciclistas ficam no escuro. Seria mais razoável ter colocado os postes do outro lado, privilegiando os pedestres.

2) Faltam lixeiras, principalmente na área próxima à pista do aeroporto, que já está tomada por latas, garrafas e sacolas plásticas.

3) A avenida virou uma pista de corrida. Faltam radares, câmeras nos semáforos e fiscalização!
 
Luiz Pereira em 19/07/2011 11:51:37
A via precisa urgente de sinalização horizontal. Não podem deixar uma via dessas sem nem sequer faixas no asfalto, isso só dá margem para acidentes!
 
José Rocha em 19/07/2011 10:32:14
GOSTEI MUITO DESTA CONSTRUÇÃO DA ORLA, MAS O FATO É QUE DESDE QUANDO FOI INAUGURADA NÃO HOUVE MANUTENÇÃO COM LIMPEZA E AÍ EU QUE CAMINHO TODOS OS DIAS NA ORLA MORRO DE PENA DE UMA CONSTRUÇÃO TÃO CARA E NOVA JÁ NO ABANDONO E JÁ SENDO DEPRECIADA POR VANDALOS E PESSOAS QUE LEVAM SEUS CACHORROS PRA CAMINHAR E NEM COLHEM, OS DETRITOS DOS MESMOS. O IDEAL SERIA PROVIDENCIAR P/ QUE HOUVESSE CONSCIENTIZACÃO P/ LIMPEZA DO LOCAL.
 
SANDRA REGINA DE OLIVEIRA em 19/07/2011 02:31:30
QUE BOM!!!! ATÉ QUE ENFIM, HEIN!!!! FINALMENTE TEREMOS UMA ENTRADA BONITA P/ QUE CHEGA DE AVIÃO EM NOSSA CIDADE...
 
SANDRA REGINA DE OLIVEIRA em 19/07/2011 02:27:29
Não entendo,um quer radar o outro não quer,ai fica dificil.O povinho que gosta de reclamar ta loko.Nada ta bom,reclamam de tudo.Faz o seguinte pra resolver esta situação ,o que não quer radar vai morar no mato e o outro que quer o radar continua como esta na cidade.Estando bom para ambas as partes encerro o assunto.
 
alessandro pereira em 19/07/2011 02:14:53
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions