Com 26 furtos por dia, polícia alerta sobre como se proteger nas férias
Uma das dicas é sempre levar a chave de casa e não deixar em lugares como tapete ou vaso de planta.

Com o feriado prolongado, assim como todos os anos, muitas famílias se planejam para viajar. O momento já exige medidas de biossegurança para se proteger do contágio do coronavírus, mas a população deve também se preocupar com a segurança das residências. Essa é uma das épocas em que as casas mais ficam vazias.
Só nesse mês de dezembro até hoje (30) foram registrados 788 furtos apenas em Campo Grande. A média diária é de 26 casos.
Há medidas que podem evitar dores de cabeça durante momentos de descanso em família. Uma das orientações da Polícia Civil é não guardar objetos de valor em casa. O certo é fazer um seguro, ou guardar em cofres de bancos. Se necessitar deixar em casa é recomendado o proprietário guardar em cofres, de preferencia mais de um, sendo um deles fora dos aposentos particulares.
Alarmes sonoros, pontua a polícia, são importantes pois além de ajudar a perceber o furto, avisa também os vizinhos que podem auxiliar em caso de perigo, porém devem ser testados periodicamente. Como na maioria das vezes os bandidos entram nas casas pela porta dos fundos, é importante manter a área isolada e a porta protegida, se possível tentar dificultar ao máximo a ação dos indivíduos colocando travas e trincos nas portas e janelas, além de correntes e cadeados nos pontos mais vulneráveis.
Peça ajuda - Ainda conforme a orientação divulgada pela Corporação, Os vizinhos podem ser grande aliados na segurança. Se possível, combinar com eles medidas de auxílio e alerta, como também a confiança de alguém para monitorar a casa e não deixar que jornais e correspondências fiquem acumuladas. As luzes devem ser acesas durante a noite.
Um alerta considerado importante é não divulgar em redes sociais que vai sair a passeio. As chaves das residências devem ser levadas e nunca deixadas embaixo de tapetes, próximo à janelas ou vaso de plantas. Se mora em condomínio, nunca deixe as chaves na portaria.
Alguns dos cuidados, segundo a orientação, valem também se a pessoa for ficar em casa. Há vários outros registros de furtos mesmo com a família em casa.
Casos - Entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, ao menos duas famílias campo grandenses tiveram prejuízos. Em um dos casos, um homem teve R$ 40 mil em dinheiro e joias levados do cofre de dentro do closet do quarto do casal, no Jardim São Bento. A residência teve o portão e a porta da frente arrombados.
No outro, uma mulher perdeu o veículo enquanto dormia. Ela percebeu que o carro havia sumido de dentro do condomínio no Bairro Mata do Jacinto, após acordar na madrugada para beber água e perceber a porta da sala aberta.
Ambos os casos foram registrados na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro.