ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SÁBADO  08    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Com 7 feridos e 3 mortos, "incêndio" em cinema prepara para situação crítica

Entre as vítimas simuladas, uma caiu da escada e teve fratura exposta e outra bateu a cabeça e desmaiou

Por Izabela Cavalcanti e Clara Farias | 08/11/2025 10:28
Com 7 feridos e 3 mortos, "incêndio" em cinema prepara para situação crítica
Samu e Corpo de Bombeiros atendendo incêndio falso no Shopping Campo Grande (Foto: Clara Farias)

Incêndio fictício em uma das salas de cinema do Shopping Campo Grande deixou sete feridos e três mortos. A situação chamou a atenção de quem passava e mobilizou 75 pessoas na manhã desta sexta-feira (8).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Simulação de incêndio em cinema do Shopping Campo Grande mobilizou 75 pessoas, incluindo equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Civil. O treinamento simulou sete feridos e três mortos, com situações que incluíram quedas e fraturas expostas. O exercício, que contou com a participação de estudantes e profissionais em formação como vítimas voluntárias, visa aprimorar protocolos de resposta e preparar as equipes para emergências reais. Cinco viaturas dos bombeiros foram empregadas na operação, que é realizada anualmente.

A operação da simulação foi coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar. Durante o treinamento, as equipes precisaram conter o incêndio, evacuar o cinema e fazer a triagem das vítimas, como se fosse em uma ocorrência real.

Entre as vítimas simuladas, uma caiu da escada e teve fratura exposta no braço e na perna, enquanto outra bateu a cabeça ao tentar sair e ficou desacordada.

O estudante Pedro Henrique dos Santos, de 30 anos, aluno do curso técnico em Segurança do Trabalho, atuou como uma das vítimas do simulado. Foi ele quem caiu da escada.

Com 7 feridos e 3 mortos, "incêndio" em cinema prepara para situação crítica
Pedro simulando fratura exposta no braço e na perna (Foto: Clara Farias)

“Foi muito importante esse tipo de simulado, porque aprendemos na prática como executar uma evacuação segura em casos de emergência ou de acidentes com fraturas expostas. É bastante relevante, bastante importante para a gente, principalmente para os alunos”, disse.

É a primeira vez que ele participa e o resultado foi positivo. “Foi muita adrenalina, foi muito massa, foi muito bom. Parece de mentira, mas na hora se torna real porque a gente precisa realmente colocar como se fosse isso, gritar e chorar e espernear mesmo para a coisa parecer que é de verdade”, detalhou.

Outra participante foi Mariana Amaro, de 28 anos, que está se formando como bombeira civil. Ela interpretou a vítima que bateu a cabeça durante a evacuação.

Com 7 feridos e 3 mortos, "incêndio" em cinema prepara para situação crítica
Mariana simula ferimento na cabeça, durante incêndio (Foto: Clara Farias)

“O simulado sempre é bom para entender o nível real da situação, porque, na teoria, é muito fácil, mas o real mesmo é o pânico das vítimas, dos familiares ou até mesmo o nosso. É maravilhoso a gente participar do simulado, ter contato com os profissionais de todas as áreas. Então, para mim, foi muito bom”, ressaltou.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Lennon Sabino, destacou a importância desse tipo de atividade.

“Esse tipo de simulado é muito importante porque aproxima a sociedade, as instituições privadas e o Corpo de Bombeiros Militar, para que todos falem a mesma língua num cenário real e saibam como agir e mitigar riscos”, pontuou.

A médica Renata Veloso, que faz parte da coordenação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), explicou que o treinamento serve para identificar possíveis falhas e aprimorar os protocolos de resposta.

“Precisamos estar preparados para que isso não aconteça, mas, caso aconteça, estejamos prontos para lidar com tudo isso. Vamos conseguir avaliar todas as equipes e a nossa central de regulação, entender onde ainda temos algumas falhas e ajustá-las para sempre oferecer o melhor à população de Campo Grande.”

O trabalho é realizado anualmente para preparar as equipes para situações críticas que concentram grande número de pessoas.

Foram envolvidas equipes do Samu, da Polícia Civil, brigadistas do shopping e vítimas voluntárias. Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros estiveram no local, sendo uma de apoio, duas de incêndio, uma de resgate e outra com escada Magirus, para retirar vítimas de locais em altura.

Com 7 feridos e 3 mortos, "incêndio" em cinema prepara para situação crítica
Cinema do Shopping Campo Grande repleto de fumaça (Foto: Clara Farias)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.