ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  05    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Duelo de onças no alto de árvore é flagrante num dia “comum” no Pantanal

Pintadas macho brigam por espaço na copa de árvore e som da disputa é "surreal", descreve fotógrafo

Por Anahi Zurutuza | 05/11/2025 20:40

Cena rara de se ver foi mais um flagrante de um dia “comum” no Pantanal sul-mato-grossense. Pela lente do fotógrafo de vida selvagem Lucas Morgado, duas onças-pintadas machos foram filmadas disputando espaço na copa de uma árvore.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Duas onças-pintadas protagonizaram um duelo incomum no alto de uma árvore no Pantanal sul-mato-grossense. O momento foi registrado pelo fotógrafo e biólogo Lucas Morgado, na pousada Caiman, em Miranda, no dia 31 de outubro. Durante o embate entre os felinos machos, possivelmente motivado por disputa territorial ou por uma fêmea, os animais demonstraram sua força através de urros impressionantes. A cena, considerada rara devido à natureza solitária das onças-pintadas, ocorreu enquanto a vida selvagem local seguia seu curso normal, com pássaros cantando ao fundo.

Não há registro do desfecho do embate, mas os urros dos animais mostram a potência do maior felino das Américas e o quanto a briga por território ou a disputa por uma fêmea pode se tornar violenta. Com a movimentação e o peso dos “bichões”, galhos da árvore não resistem.

Interessante notar, pelo som de fundo, que, apesar do duelo, a vida segue normalmente para o restante da fauna. Várias espécies de pássaros continuam ecoando seus cantos sem se importar com os rosnados dos felinos.

Morgado, que também é biólogo e guia turístico, descreveu o momento como “de arrepiar” pelas redes sociais. O registro é do dia 31 de outubro e foi feito na Caiman, pousada no Pantanal de Miranda.

A onça-pintada é um animal de natureza solitária e territorialista. Por isso, machos adultos se enfrentam, embora os confrontos raramente possam ser testemunhados por humanos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.