ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Diversão

Com a ajuda do tempo, Gincana Japonesa reúne 2 mil pessoas na Associação Nipo

Paula Maciulevicius | 06/05/2012 13:31

Com eleições em vista, o assunto ganhou proporções nipônicas e Puccinelli foi questionado sobre o número de candidatos da colônia

Com a mãozinha do céu aberto, sol e sem uma gota de chuva, Gincana reúne mais do que o esperado. (Foto: Minamar Júnior)
Com a mãozinha do céu aberto, sol e sem uma gota de chuva, Gincana reúne mais do que o esperado. (Foto: Minamar Júnior)

Competições, brincadeiras, comida e ainda o clima de “tudo em família”. O domingo ensolarado não poderia ser mais bem aproveitado do que na Associação Nipo-Brasileira, onde acontece até 17h a 27ª Undokai, a gincana esportiva da comunidade japonesa realizada anualmente.

A participação do público superou as expectativas da organização que calcula em torno de 2 mil visitantes, segundo informou o presidente da Associação, Bernardo Tibana.

“A gente não esperava tanta gente, o tempo ajudou”, comenta.

Entre as atividades, a mais aguardada era a corrida de três gerações onde brincam avô, pai e neto ou ainda avó, mãe e filha.

Tibana explica que o principal objetivo das competições não é de apontar um ganhador e sim competir, participar. “Por pior que seja o meu desempenho, o importante é estar junto, participar com a família. Passar o que eu recebi e transferir para as futuras gerações”, explica.

O significado da festa “Undokai” é a reunião entre amigos para a prática de esporte, ou ainda nas palavras de Tibana “uma boa desculpa para estar aqui. As pessoas comentam a gente só se vê em enterro, velório, missa”, brinca.

Que a desculpa é boa, ninguém há de questionar e as amigas Celina e Maria Leny são a prova disso. (Foto: Minamar Júnior)
Que a desculpa é boa, ninguém há de questionar e as amigas Celina e Maria Leny são a prova disso. (Foto: Minamar Júnior)

Que a desculpa é boa, ninguém há de questionar. As amigas Celina Simabukuro, 50 anos e Maria Leny Adania, 50 anos, são a prova da diversão proposta pelo evento.

“Vamos participar, mas eu quero ganhar. Estamos perdendo para as jovens”, brinca Celina. A amiga retruca e conta que já foi premiada.

“Ela só ganhou, porque não me chamou para participar. E não vai dividir o prêmio comigo, no máximo me emprestar a tigela que ganhou para eu ter de devolver cheio”, alfineta Celina.

E com eleições em vista, o assunto ganhou proporções nipônicas. Questionado se o número de candidatos da colônia japonesa nas eleições passadas foi exagerado e “dispersou” votos, o governador André Puccinelli (PMDB) respondeu que para este ano são três candidatos contra os oito da disputa eleitoral anterior.

“Vai diminuir. De oito para três auxilia muito”, comentou Puccinelli. Na ocasião o governador também falou do candidato a quem dará apoio. “Temos compromisso com o Tiguman”, disse se referindo a Marcos Tiguman.

Nos siga no Google Notícias