ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Com a primeira fase perdida, Capital terá nova etapa de pesquisa em junho

Previsão é que se completem 500 entrevistas e coletas no próximo mês, nas duas últimas fases do estudo

Por Lucia Morel | 26/05/2020 19:35
Capital não alcançou nem metade das entrevistas necessáerias e ficou de fora dos dados oficiais. (Foto: Kísie Anoiã)
Capital não alcançou nem metade das entrevistas necessáerias e ficou de fora dos dados oficiais. (Foto: Kísie Anoiã)

Sem conseguir completar as 250 entrevistas da primeira fase da pesquisa sobre covid-19 em Campo Grande, o Ibope Inteligência deixou a Capital de fora dos resultados oficiais do estudo e também não vai completar as que faltaram durante as próximas duas fases do levantamento, como era previsto.

Assim, a primeira etapa em Campo Grande foi perdida, mesmo tendo sido coletadas 113 amostras para o teste rápido de covid-19, que na ocasião, resultaram negativas para a doença, como você pode conferir aqui. Um dos problemas enfrentados, além da chuva, foi a resistência da população em confiar nos pesquisadores, que chegaram a ser detidos.

Apesar disso, a Capital vai participar das fases seguintes, sendo que uma delas está programada para acontecer entre os dias 4 e 6 de junho, com mais 250 entrevistas e coletas para teste previstas. A terceira etapa também está definida e deve ocorrer entre 18 e 20 do mesmo mês, tanto aqui quanto em Dourados e Corumbá.

De acordo com o Ibope Inteligência, a pesquisa, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas em parceria com o Ministério da Saúde, irá estimar o percentual de pessoas com anticorpos para a Covid-19 e avaliar a velocidade de expansão da doença no país, por meio de uma amostragem de participantes em 133 "cidades sentinelas", que são os maiores municípios das divisões demográficas do país, de acordo com critério do IBGE.