A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

27/04/2012 18:02

Com ajuda de professor, comunidade restaura o busto de Tia Eva

Luciana Brazil
Artista plástico restaura busto da Tia Eva e assegura que ficará ótimo. (Foto:Pedro Peralta)Artista plástico restaura busto da Tia Eva e assegura que ficará ótimo. (Foto:Pedro Peralta)

Depois de ser danificado com tinta branca, o busto da Tia Eva, na comunidade São Benedito, em Campo Grande, começou a ser restaurado na tarde de sexta-feira (27) por jovens da comunidade. A iniciativa foi do artista plástico e professor de artes, Pablo Oliveira, que reuniu os jovens com o objetivo de mobilizar a comunidade e alertar sobre a importância do símbolo.

O busto apareceu sujo de tinta branca na madrugada de sexta-feira (20) e os moradores não souberam dizer quem teria cometido o desrespeito. Revoltados não entederam o porquê da ação.

Comovido, o artista plástico decidiu ajudar os descendentes da Tia Eva e lamentou o episódio. “Eu não sou da comunidade e não sei exatamente qual o sentimento deles, mas para mim o busto é um símbolo muito forte da cidade e principalmente da comunidade. É um patrimônio público e tem dinheiro do governo investido, não tem cabimento que seja danificado assim”.

Jovens e crianças da comunidade se mobilizaram para restaurar o busto e escreveram palavras de protesto. (Foto:Pedro Peralta)Jovens e crianças da comunidade se mobilizaram para restaurar o busto e escreveram palavras de protesto. (Foto:Pedro Peralta)

Pincéis e tinta em ação, o grupo se dividiu nas tarefas e os mais novos se responsabilizaram por pintar o manifesto que dizia “100 vandalismo”.

“A presidente da associação dos descendentes me chamou e mostrou o que tinha acontecido e eu na mesma hora disse que dava para restaurar e ela providenciou o material. Mas eu fiz questão de trazer os moradores para perto da ação”, contou o professor.

Com ajuda de chaves de fenda, Pablo tirou o excesso da tinta branca e assegurou que o busto ficará ainda mais bonito. “Vai ficar ótimo. Vou tirar o excesso da tinta e depois passar um spray preto”.

Os moradores da Comunidade Remanescente de Quilombo Eva Maria de Jesus ficaram revoltados com a ação de vandalismo. O busto, feito pela artista plástica Maria De Oliveira Naves, foi colocado em 2008, em frente à capela de alvenaria.

O monumento, dado à comunidade pela Secretaria de Cultura do Estado, representa para os moradores um símbolo de referência e respeito.

Se divertindo, as crianças contribuíram com a limpeza e com seriedade falaram sobre o trabalho. “Acho muito feio o que aconteceu. É bom poder ajudar”, disse o menino de 10 anos Kleverton Borges.

Entretida com a pintura, a menina Samylla Leal dos Santos, 10 anos, demonstrou indignação e atitude. “Não achei legal terem sujado a estátua. Eu acho que deveriam ir ao jornal e denunciar quem fez isso”, disse convicta.

À época do incidente, a atual presidente da Associação dos descendentes da Tia Eva, Lúcia da Silva Araújo, disse ao Campo Grande News que o busto não ficaria sujo e que alguma providência seria tomada.

Tia Eva- Eva Maria de Jesus, conhecida como Tia Eva, nasceu no interior de Goiás, na cidade de Mineiros. A ex-escrava veio, em 1905, em comitiva, para o que hoje chamamos de Campo Grande. Benzedeira, rezadeira e, segundo muitos, milagreira, Tia Eva construiu em 1910 uma capela como agradecimento a uma promessa feita ao Santo Benedito. Uma ferida na perna, que foi curada, teria sido a motivação da promessa.

Em 1912, Tia Eva conclui a construção da capela, que em 1919 foi demolida e substituída por uma de alvenaria. A igreja é a mais antiga da cidade, onde Tia Eva está enterrada.



A Comunidade Tia Eva, agradece aos nossos colaboradores, parceiros, apoiadores, familiares e devotos de São Benedito que se indignaram com o vandalismo ao patrimônio Histórico que não é só dos Descendentes de Tia Eva, mas de toda a sociedade. Entendemos que preservar Patrimônio Histórico é a preservação de nossa história e a Comunidade Tia Eva preserva sua História.
Na oportunidade convidamos a todos para participarem da 93ª Festa de São Benedito, que se iniciará no dia 11 de maio de 2012.
Att,
Associação dos Descendentes de Tia Eva
 
Vania Lucia Baotista Duarte em 29/04/2012 06:44:03
Agradeço ao Campo Grande News pela matéria e aos elogios dos amigos, aproveito para sugerir ao nosso governador, prefeito e vereadores que nos locais de monumentos da cidade, que coloquem câmaras de vídeos para identificar esses vandalos que envergonham nossa morena.
Pablo
 
Pablo Oliveira em 28/04/2012 08:58:52
Pablito, Parabéns pelo ato de cidadania,restaurando o patrimônio material da Comunidade de Tia Eva e por sua caminhada junto ao Movimento Negro.
 
CLARA DURAN LEITE em 28/04/2012 07:12:48
Parabéns ao Pablo pela iniciativa, próprio de alguém como vc! E à comunidade de tia Eva por manter este patrimônio cultural. Zero e vergonha pelos pichadores e vândalos !
 
Maíla Aguiar em 28/04/2012 05:25:18
Quero parabenizar o professor Pablo pela iniciativa, e devolver o orgulho para uma comunidade unida como é essa.
trabalho nessa comunidade e sei da luta deles pela preservação da história, acho que os vandalos deveriam ser identificados e punidos pois estão danificando um patrimonio histórico da cidade.

Pois pessoas sem cultura são pessoas sem futuro.
 
joao paulo soares em 28/04/2012 02:35:05
Parabéns a todos que se comoveram e tomaram as devidas providencias, tentaram pichar a história de branco, mas com sabedoria do professor e das lideranças da comunidade reverteram o episódio de vandalismo pra lembrar quem foi esta mulher que liberta se da escravidão, comprou terras e formou uma comunidade. Construiu uma história que não se apaga, pois esta na memória dos seus descendentes.
 
EDILSON PEREIRA DA SILVA em 28/04/2012 01:01:04
Parabéns ao Pablo pela iniciativa e amor pela comunidade. Gesto de respeito e cidadania.
 
Ronilço Oliveira em 27/04/2012 09:49:47
Parabéns a este jovem que teve está atitude de louvor, e que não apareçam mais vandalos para distrubuir.
 
Marisa Oliveira em 27/04/2012 09:10:24
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions