ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Com anemia, Fausto Matto Grosso precisa de sangue O negativo

Hemosul abre neste sábado, das 7h às 12h, no local basta fazer a doação em nome de Fausto Matto Grosso

Paula Maciulevicius Brasil | 25/09/2020 17:45
Fausto Matto Grosso está com 71 anos e quando se recuperava de uma cirurgia, em agosto, contraiu covid-19.
Fausto Matto Grosso está com 71 anos e quando se recuperava de uma cirurgia, em agosto, contraiu covid-19.

O engenheiro civil, professor aposentado da UFMS, ex-vereador em Campo Grande e ex-secretário de Estado de Planejamento, Fausto Matto Grosso está precisando de doação de sangue do tipo O negativo. Fausto está em casa, mas com uma anemia muito forte e vai regularmente ao Hospital da Unimed para transfusões.

Com 71 anos, Fausto passou por uma cirurgia de retirada de tumor no começo do mês de agosto e em seguida contraiu covid-19. Segundo familiares, só tinha bolsa de sangue até hoje para as transfusões, por isso houve toda a movimentação por pedido de doação nas redes sociais.

A doação deve ser feita no Hemosul, em nome de Francisco Fausto Matto Grosso Pereira, que encaminha as bolsas para o Hospital da Unimed. O Hemosul abre neste sábado, das 7h às 12h e fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa 1.304.

Critérios - Para doar sangue é preciso estar com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos, no entanto, adolescentes precisam estar acompanhados do responsável para doar.

Embora a legislação permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul no Estado reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. é importante também doar antes de tomar a dose de qualquer vacina, e claro, estar bem alimentado.

Agendamento - Além da doação espontânea em qualquer dia da semana, exceto aos domingos e feriados, é possível agendar para evitar aglomeração em tempos de pandemia. Os telefones para agendamento na Capital são os fixos (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316.

Entre as medidas adotadas pelo Hemosul para prevenir o contágio da covid-19, está o uso obrigatório de máscaras e aferição de temperatura corporal dos voluntários.

Nos siga no Google Notícias