ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com audiência marcada, terceirizados desmontam acampamento

Reunião acontece às 14h desta quarta-feira (8), no Fórum Trabalhista da Capital.

Richelieu de Carlo | 09/08/2017 08:35
Cartaz em protesto pela falta de pagamento de direitos trabalhistas. (Foto: Direto das Ruas)
Cartaz em protesto pela falta de pagamento de direitos trabalhistas. (Foto: Direto das Ruas)

Funcionárias demitidas da Omep (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) e Seleta (Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária) desmontaram o acampamento que fizeram em frente à Prefeitura de Campo Grande nesta terça-feira (8).

A decisão de por fim ao protesto foi tomada após ser marcada audiência pelo juiz do Trabalho Renato Luiz Miyasato de Faria, da 7ª Vara do Trabalho de Campo Grande, com a assistência jurídica dos demitidos e o prefeito Marquinhos Trad (PSD) para definir como serão pagos os direitos trabalhistas dos trbalhadores que tiveram seus contratos rescindidos.

O encontro acontece às 14h desta quarta-feira (9), no Fórum Trabalhista da Capital. Com o acordo e audiência marcada, os manifestantes desfizeram o acampamento no fim da tarde de ontem.

O plano da Prefeitura é pagar salários à vista e as rescisões contratuais em duas parcelas. Com isso, remuneração, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), seguro desemprego e entrega das carteiras de trabalho seriam feitas agora no mês de agosto.

Já as verbas rescisórias seriam pagas em uma parcela neste mês e outra em setembro. De acordo com Marquinhos Trad, todos estes pagamentos totalizariam cerca de R$ 25 milhões.

"Queremos solucionar de uma vez por todas essa situação. Nossa gestão jamais vai virar as costas para o trabalhador. Vamos honrar todos os pagamentos e a Prefeitura vai honrar todos os compromissos", disse Marquinhos após reunião com o juiz Renato Faria na tarde desta terça-feira (8).

Antes, o chefe do Paço Municipal se encontrou com o o presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), João de Deus Gomes de Souza, e seu vice, o desembargador Nicanor de Araújo Lima, que aprovaram o planejamento, segundo Marquinhos.

Conforme assessoria da Prefeitura, as rescisões são referentes a cerca de 2,5 mil demitidos, mas este número era de cerca 4,3 mil funcionários, que foram sendo demitidos com o passar dos anos. No momento, o prefeito está reunido com o juiz Renato Luiz Miyasato de Faria, da 7ª Vara do Trabalho de Campo Grande.

Na segunda-feira (dia 7), o Senalba (Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, Orientação e Formação Profissional) ajuizou ação coletiva representando 2.500 trabalhadores demitidos que não receberam os acertos trabalhistas. O processo é contra a prefeitura, Omep e Seleta.

O sindicato pede urgência para liberação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e habilitação no Seguro Desemprego, além do pagamento das verbas rescisórias e multas. Conforme o departamento jurídico do Senalba, a ação foi distribuída com pedido de liminar e a expectativa é de decisão nesta semana.

Ontem, dezenas de funcionárias demitidas protestaram em frente à prefeitura, cobrando o pagamento dos direitos trabalhistas e salários atrasados.

Nos siga no Google Notícias