ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Com caso suspeito em MS, Sesau emite nova orientação a unidades

Mato Grosso do Sul tem um caso suspeito e resultado sairá na tarde desta quinta-feira (27)

Kerolyn Araújo | 27/02/2020 13:03
Sesau emitiu nota de alerta para profissionais da área em Campo Grande.  (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Sesau emitiu nota de alerta para profissionais da área em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Com um caso suspeito de paciente infectado com novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) emitiu nota técnica com recomendações para profissionais de todas as unidades da Capital. É o segundo documento do tipo desde que os casos começaram a surgir na China.

Segundo a orientação, devem ser considerados casos suspeitos pacientes que apresentem problemas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar) e febre, e que tenham histórico de viagens para áreas de transmissão do vírus nos últimos 14 dias.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera área de transmissão a Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Iran e Emirados Árabes Unidos.

Os pacientes sob suspeita devem permanecer isolados, fazer o uso de máscara cirúrgica e manter a higienização das mãos. Para os profissionais ou qualquer outra pessoa que entrar em contato com o paciente, a recomendação é que usem máscaras, luvas, avental, além de protetor ocular.

Transmissão - O período de transmissibilidade dos pacientes infectados pelo coronavírus é, em média, de sete dias após o início dos sintomas. No entanto, a Sesau alerta que possam ocorrer transmissões mesmo sem o aparecimento de sintomas.

Em Mato Grosso do Sul, um rapaz de 24 anos está internado no Hospital Regional de Ponta Porã depois de ter apresentado sintomas como coriza, na volta ao Brasil, na semana passada. As primeiras amostras de sangue já foram encaminhadas ao Lacen (Laboratório Central) que, por sua vez, entrou em contato com o Adolf Lutz, em São Paulo, preparado para esse tipo de teste laboratorial. O caso já foi notificado ao Ministério da Saúde.

A princípio se trata apenas de uma suspeita, podendo ser o 21° (caso) sob avaliação no Brasil. Até o momento só um caso do coronavírus foi confirmado, de um homem de 62 anos, internado no Hospital Albert Einsten, em São Paulo.

O resultado da suspeita em Mato Grosso do Sul sairá na tarde desta quinta-feira (27).

Nos siga no Google Notícias