ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com exemplo de MS, Defensoria pede saída de presos do regime isolado

Nos presídios federais do país 22% ficam mais tempo no regime do que o permitido pela lei; doenças mentais, depressão e suicídios são consequências

Izabela Sanchez | 30/09/2017 13:05
Penitenciária Federal de Campo Grande, onde 85% dos presos fazem uso de medicamentos para a saúde mental (Fernando Antunes/arquivo)
Penitenciária Federal de Campo Grande, onde 85% dos presos fazem uso de medicamentos para a saúde mental (Fernando Antunes/arquivo)

Do lado de fora, depressão e ansiedade, doenças contemporâneas, aumentam cada vez mais. Do lado de dentro, isolados 22h por dia há mais de dois anos, o cenário é ainda pior. É a realidade de 22% dos presos do SPF (Sistema Penitenciário Federal). O exemplo de Mato Grosso do Sul, onde 85% dos presos do Presídio Federal de Campo Grande utilizam medicamentos para tratar doenças como a depressão, foi utilizado para um pedido de Habeas Corpus coletivo movido pela DPU(Defensoria Pública da União).

A DPU ingressou no STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir que os presos que estejam no regime do SPF de modo isolado há mais de dois anos saiam e sejam reencaminhados para os presídios estaduais. Isso porque deixar uma pessoa mais de 360 dias em regime de isolamento no SPF é ilegal.

Realidade não acompanha evolução social

A ilegalidade da situação de 22% dos presos do SPF já é suficiente para mostrar que a estrutura do Estado foge à própria legislação. Mas para embasar a questão, a DPU construiu, no documento de Habeas Corpus, uma história de como a sociedade mudou o entendimento sobre a função dos presídios e regime fechado.

Se antes o entendimento era isolamento e maus tratos para ensinar uma lição, hoje a reinserção do preso na sociedade é o que deveria marcar as características do presídios. Não é o que mostra a realidade desses locais, explica a Defensoria.

"Nesse raciocínio cabe questionar: o que mais importa à sociedade, a gana de punir pelo malfeito ou o restabelecimento da ordem a partir da ressocialização do indivíduo? Conforme o artigo 10 da Lei de Execuções Penais, o Estado tem o dever de prestar assistência ao preso, estabelecendo que a execução de pena tem por objetivo a prevenção do crime e o retorno do preso à convivência em sociedade. Já o artigo 11, da mesma Lei, estipula que o preso deve receber assistência material, jurídica, educacional, religiosa, social e à saúde", explica a DPU.

Presos de MS estão doentes - Para a DPU, Mato Grosso do Sul é referência na violação desse direito, e nas consequências para a saúde mental dos presos.

"Ademais, tem-se como referência a Penitenciária Federal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, donde se extrai a informação de que dos 142 internos custodiados no mês de julho de 2017, 80 faziam uso de medicamentos psicotrópicos e 42 utilizavam antidepressivos para tratar males de ordem mental. Tais referências mostram que a premência por atendimentos psiquiátricos e psicológicos é resultado do tratamento cruel dispensado dentro do SPF", critica a Defensoria.

Além de ficarem isolados de qualquer convívio, a rotina além do tempo permitido dentro do SPF isola os presos do contato familiar. A maioria deles, aponta a DPU, também integra faixa etária jovem: segundo pesquisa do Infopen (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias) aproximadamente 56% da população carcerária tem entre 18 e 29 anos.

"Nas penitenciárias federais, o isolamento do meio social é tão rígido que afeta inclusive as visitas familiares, chegando a quase alienar o preso do convívio familiar. Há duas espécies de isolamento, aquela relativa aos próprios internos e a outra relativa às pessoas externas, como familiares e advogados. Entende-se o isolamento prolongado é medida extrema e desumana, e não coopera para ressocialização, mas sim para insanidade mental do indivíduo", explica a DPU.

Aumento do suicídio

Novamente, liberdade e cárcere se encontram: o suicídio aumenta no Brasil, mas assim como a depressão, no regime fechado as condições intensificam ainda mais esse aumento. É o que explica a DPU.

"Em âmbito nacional, o Anuário do Sistema Penitenciário Federal, de 2015, informa que no mesmo ano os presos federais receberam 5.367 atendimentos médicos, 1.962. atendimentos psicológicos e 562 atendimentos psiquiátricos. Segundo dados fornecidos em 2017 pela Coordenação-Geral do DEPEN à Defensoria Pública, cerca de 12,07% dos custodiados federais já recorreram ao suicídio e 60% sofre com alucinações auditivas, psicose, desorientação, dentre outros problemas mentais".

Nos siga no Google Notícias