ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com nota de alto risco, salões de beleza não têm data para reabrir

Para poderem voltar a funcionar, estabelecimentos terão que apresentar plano de biossegurança

Lucia Morel | 04/04/2020 20:25
Muitos locais estão funcionando à revelia do decreto que impede a abertura de estabelecimentos comerciais. (Foto: Kisie Anoiã)
Muitos locais estão funcionando à revelia do decreto que impede a abertura de estabelecimentos comerciais. (Foto: Kisie Anoiã)


Entre os estabelecimentos com pontuação zero pela Prefeitura de Campo Grande, clínicas de estética e salões de beleza – assim como instituições de ensino – ainda não têm data certa para voltarem a funcionar. Para isso, terão que apresentar um Plano de Contenção de Riscos.

O secretário de meio ambiente, Luís Eduardo Costa, que está à frente da normatização das ações para que a atividade econômica retorne em período de epidemia do novo coronavírus, é enfático. “A orientação é ficar em casa, mas se é para trabalhar, tem que seguir regras de biossegurança”.

Para a presidente do Sindicato dos Proprietários e Profissionais da Área de Beleza de Mato Grosso do Sul, Lucimar Roza, a pontuação baixa da categoria na análise da prefeitura, foi exagerada.

Para permitir a abertura gradual das empresas, o município avaliou o grau de risco das atividades econômicas através de notas que vão do 0 ao 5, sendo a mínima, para atividades de maior risco sanitário e de contágio para a Covid-19 e a máxima, mais segura.

“Eu entendo a preocupação da saúde, do prefeito, mas nossa categoria é muito grande, sempre trabalhamos e não temos problema em atender as normas, mas a classificação dificulta nossa reabertura”, disse a presidente.

Em reunião com o secretário de meio ambiente, Lucimar disse que ficou claro como o Plano de Biossegurança deve ser feito e ficou definido que o sindicato vai elaborar um único documento, com validade para todos os estabelecimentos de estética e beleza. Até então, cada salão deveria fazer o seu.

“Já temos um médico do trabalho e um infectologista que nos ajudarão a redigir esse plano e estudando a melhor forma possível pra esses espaços poderem abrir com segurança, tanto para os profissionais quanto para os clientes”, comentou a presidente.

Segundo ela, o pedido para que o sindicato apresentasse um plano com validade para todos os estabelecimentos surgiu porque são pelo menos oito mil salões em Campo Grande e 32 mil trabalhadores na área. “O problema seria principalmente para os pequenos, que não têm condições de arcar com o custo de fazer esse plano”.

Sobre os locais em funcionamento mesmo com a proibição, Lucimar diz que a orientação da prefeitura e do sindicato é que fiquem fechados.

EXPECTATIVA – De acordo com Lucimar, a expectativa é que até o dia 9 de abril todos os estabelecimentos possam reabrir normalmente. “Queremos que seja o mais rápido possível. Segunda já vamos nos reunir com os médicos e voltar a conversar com o secretário. Espero que até dia 8 ou 9 esteja tudo pronto”.

No entanto, a prefeitura precisa aprovar o Plano de Contenção de Riscos e mesmo depois disso, continuará fiscalizando, para verificar se os estabelecimentos estão cumprindo as normas previstas.

Além disso, mesmo com o plano em mãos, os estabelecimentos deverão cumprir ainda mais uma regra: atender apenas uma pessoa por horário. Isso porque o decreto gesta as regras, mas a resolução número 39, que também deve ser seguida, orienta os “pormenores” das atividades e suas particularidades.

Nela, há obrigatoriedade de clínicas de estética e salões de beleza atenderem com agendamento de horário e atendimento individual. Além disso, os profissionais devem usar máscaras e luvas, reduzir o fluxo de pessoas e trabalhadores no interior do estabelecimento e cumprir regras sanitárias ao chegarem e ao saírem do serviço.

Nos siga no Google Notícias